1 2 3

Testes


Estresse no trabalho

Até que ponto você está estressado? 
Utilize a lista a seguir para determinar a quantidade de estresse com que lida no trabalho. Marque os itens que se aplicam a você no trabalho. 

Lista de estresse 

( ) 1. Sinto-me extenuado, com freqüência. 
( ) 2. Meu trabalho segue uma programação rígida. 
( ) 3. Meu desempenho é cuidadosamente monitorado. 
( ) 4. Erros podem causar grandes problemas. 
( ) 5. Tenho poucas opções em relação a minhas tarefas. 
( ) 6. Posso ser responsabilizado se algo sair errado. 
( ) 7. Meu trabalho inclui momentos atarefados periódicos. 
( ) 8. Muitas vezes, esperam que eu trabalhe sem ajuda suficiente. 
( ) 9. Meus supervisores acham fácil acrescentar tarefas-extras. 
( )10.Esperam que eu faça horas-extras sempre que necessário. 

Se você marcou até dois itens, é provável que não tenha muita ansiedade excedente (embora alguns dias ou semanas possam ser piores que outros). 
De três a cinco itens marcados indicam um estresse habitualmente muito alto. Definitivamente, há perigo de que o estresse no trabalho aumente sua sensação de ansiedade (e, talvez, aumente os problemas em casa). 
Se você marcou mais de cinco itens, trabalha num emprego altamente estressante. Considerando a quantidade de pressão com a qual tem que lidar, você precisa encontrar alívio com urgência. Além da ansiedade, você corre o risco de ser vítima de ataques cardíacos precoces e outras enfermidades. Um nível elevado de estresse pode, na verdade, ser pré-ansiedade. 
Até mesmo as pessoas com baixo nível de estresse podem sentir a energia nervosa vinda de estresse relacionado ao trabalho interferindo em seu desempenho profissional. 

Mudança de padrão 
Tente transformar o medo em interesse por outras situações de trabalho, o que irá contribuir muito para reduzir a ansiedade. Você tem receio de cometer erros de ortografia ou gramática nos relatórios ou e-mails que digita ou prepara? Se transformar esse medo em um intenso interesse na história e na gramática, por exemplo, poderá constatar que esse conhecimento abrandará seus temores. 

Medo da irritação 
Algumas pessoas ficam de tal maneira perturbadas pelas sensações de ansiedade que atacam seus medos. No ser humano os estímulos produtores de ansiedade costumam ser, predominantemente, de origem interna e pessoal, decorrentes da valoração individual que a pessoa atribui à sua realidade e aos fatos que se depara no dia-a-dia. Muitas vezes, os estímulos necessários para determinar a ansiedade vêm de origens externas, que se devem à sucessão de acontecimentos de nossa vida aos quais temos que nos adaptar e internos, quando se originam dentro de nós mesmos, de nossos medos, nossos pensamentos negativos e nossas inseguranças. 
Existem saídas para amenizar os sintomas da ansiedade e até descobrir uma forma de conviver bem com ela. Uma das alternativas pode ser o acompanhamento por terapia que pode ensinar a melhor maneira de lidar com a ansiedade excessiva e a interpretar a realidade de uma maneira mais saudável. Com o tratamento, a pessoa aprende a lidar com a ansiedade e pode até evitar novas crises e fica pronta para enfrentar as situações da vida sem o perigo constante de uma ameaça. 
Atividades relaxantes, como meditação, massagem e ioga, também ajudam a acalmar, mas não resolvem o problema.

Voltar