1 2 3
Artigos

GRUPO DE APOIO AOS PORTADORES DO VÍRUS HIV

Dr. Danilo Vaz de Campos Moreira 
Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta 
Trabalha na Clínica Corpo e Mente

Solidão, desamparo, angústia, pânico são os sentimentos que costumam surgir em quem se descobre portador do HIV (Vírus da imunodeficiência Humana), o causador da AIDS (Sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Embora se saiba que muitas pessoas vivem durante anos infectados pelo vírus, sem alterações de saúde, e sem desenvolver a AIDs, o pânico acaba tomando conta. As fantasias que passam pela cabeça são muitas (a de ficar dependente, de sofrer, de morrer). São medos comuns a todos nós mortais, porém quem está infectado sente este drama mais de perto.

O preconceito e a falta de informação, que ainda são fortes no meio social, trazem mais um drama ao portador do HIV: a solidão, a sensação de desamparo. O pior de tudo é que a pessoa acaba achando que só ela vive este tormento, o que pode predispor a doenças como depressão e ansiedade.

O fato é que milhares de pessoas, em todo o mundo, já passaram por esta experiência e a vida continua. Vive melhor quem consegue se reestruturar e tocar o “barco” para frente. Nesse processo de reestruturação, um grupo de apoio pode funcionar como um catalisador da retomada da vida.

Como funciona uma Psicoterapia de grupo?

A duração de uma sessão de atendimento é de 1 hora e 30 minutos semanalmente. No grupo, o indivíduo interage com outras pessoas em um espaço preparado para facilitar este contato.

O contrato inicial é de sigilo absoluto do que se conversa no grupo. O grupo terapêutico permite que a pessoa experimente um número riquíssimo de situações onde pode se dar conta de sua maneira de funcionar no contato com outro. É importante sublinhar, o que geralmente causa sofrimento ao ser humano está ligado a algo inadequado na maneira como ele funciona na relação com outro e consigo mesmo.

Várias pesquisas vêm demonstrando, que as terapias em grupo têm vários efeitos terapêuticos, vejam alguns:

Esperançao grupo re-força ou instila esperança, já que o relato positivo de outras pessoas pode ajudar aquelas mais negativas.

Quebra do isolamento: as pessoas percebem que não estão sozinhas e que outros seres humanos também vivem seu drama.

Oferecimento de informações: no grupo ocorre troca de dados.

Catarse: ou ventilação das emoções.

Aprendizagem interpessoal, entre outros

Acredito que a psicoterapia em grupo, pode facilitar a superação do sofrimento daqueles portadores do HIV. O processo psicoterapêutico, que ocorre no grupo, pode ampliar a consciência do que passa em si mesmo e auxiliar na sua reestruturação.

É este o trabalho que estarei desenvolvendo com o APOIAR buscando levar esperanças e tentando trazer todos os benefícios relatados.

voltar