1 2 3
Artigos

ATITUDES QUE FAZEM DE VOCÊ UM VENCEDOR

Fonte: Alberto Carlos Paschoaletto

Homens e mulheres que crescem e se desenvolvem dentro de um contexto social imaculado e burguês tendem a não gostar de assumir riscos ao longo da vida. Sentem pavor do fracasso, da possibilidade de errar, de trocar o certo pelo incerto, de perder dinheiro e de prejudicar sua imagem. A formação da auto-estima começa quando ainda somos crianças. As crianças que recebem estímulos positivos quando pequenas, crescerão mais confiantes e, o oposto é verdadeiro. 

Em análise da própria etimologia da palavra sucesso, eis a explicação para o fato de muitos fugirem das boas oportunidades: Segundo o dicionário Novo Aurélio, sucesso tem como um de seus significados aquilo que sucede, que tem uma continuidade. Ou seja: não basta apenas alcançar o sucesso, é preciso mantê-lo com uma série de ações, e, é justamente esse processo de manutenção que assusta as pessoas, pois certamente irá deixá-las fora da zona de conforto, até por que, este é o preço do sucesso."Muitos profissionais preferem fazer um trabalho mediano a ter a preocupação de se sustentar a cada novo degrau escalado na própria carreira ou em uma determinada organização". 

A verdade é que nem todos gostam de se arriscar para manter o lugar ao sol, ou simplesmente, não estão preparados para pagar o preço do sucesso. Um gerente com grande potencial para assumir um cargo de diretoria, por exemplo, pode achar extremamente desagradável ter de conviver com outros executivos, assumir compromissos sociais na agenda e ser obrigado a fazer alianças que o garantam no novo cargo. Se, pelo contrário ele começa a se questionar se deseja o mesmo tipo de vida que boa parte desses profissionais levam: trabalho até tarde da noite todos os dias, pressão por resultados, a família em segundo plano. "Nessas horas, a pessoa cria um mecanismo de auto-sabotagem e um conflito intenso consigo e o mundo ao seu redor: ao mesmo tempo em que ele deseja o cargo, sente medo, como se lá no topo uma grande tragédia o aguardasse. Neste caso, muitas pessoas se apresentam como vítimas do sistema e não aceitam pagar pelo preço da manutenção do sucesso, abrindo mão de um crescimento profissional, para não ganhar a promoção. Assim, elas permanecem num cargo intermediário, que não exige horas extras nem a obrigação de liderar grupos. Apenas anseiam desesperadamente pelo fim do expediente, para ir comer pipoca no caminho de casa e, com a cabeça fresca como um pé de alface. 

O que faz um vencedor é a sua atitude arrojada e a sua determinação para o desenvolvimento de seu conhecimento especializado, pois esta é uma das maiores fontes de poder, até porque já não somos fundamentalmente uma cultura industrial, mas de informação. Desta forma, uma pessoa de sucesso tem uma ação diferente da pessoa que tem medo de naufragar nesse mar turbulento, o vencedor ignora tais temores. "Ele está sempre um passo à frente, tem autoconfiança, carisma, ambição, gosta de conviver com pessoas exigentes, trabalha em busca de novas oportunidades e tem um plano de longo prazo. Sonha em ficar rico, mas não da noite para o dia", sabe que o sucesso é o processo contínuo do esforço para tornar-se maior. Encara os desafios e obstáculos da vida como uma oportunidade de continuar crescendo emocional, social, espiritual, fisiológica, intelectual e financeiramente, enquanto se contribui de alguma forma positiva para os outros. Se neste caso, a manutenção do sucesso exige um distanciamento de seus familiares, o vencedor sabe preparar seus filhos e entes queridos para esta nova etapa, e, certamente desenvolverá atalhos para uma vida de felicidade, incluindo seus familiares. 

A estrada do sucesso está sempre em construção, é um caminho que avança, não um fim a ser alcançado. Todo grande sucesso está relacionado com ação, é a ação que produz os resultados. O conhecimento específico, no planejamento de carreira é somente um poder potencial, um meio e não o fim. 

Voltando ao assunto da promoção de cargo, muitos se consideram injustiçados e tecnicamente no mesmo nível daquele que aceita as responsabilidades e assume os riscos da manutenção do sucesso, pagando o seu preço. "A diferença está na forma como cada um encara as coisas", Um duvida da própria capacidade, mesmo sendo superior tecnicamente", "Ele não tem uma atitude mental positiva, que é o que distingue o vencedor do perdedor. 

Atitude vencedora! 

Há profissionais que perdem boas oportunidades de crescimento por serem perfeccionistas e orgulhosos. São pessoas que não se dão o direito de errar. Debruçam-se exaustivamente sobre um projeto e podem perder o prazo da entrega do relatório por causa de um detalhe insignificante, caçando erros de português ou revisão gramatical, por exemplo. É um comportamento bem diferente de quem trabalha por excelência, por resultado. Neste caso, estamos falando daqueles que se dedicam de corpo e alma, mas não se prendem a detalhes porque estão focados no todo. Além disso, têm a humildade de saber que podem errar, e, se isso acontecer, têm a certeza de que possuem todas as condições de corrigir as falhas. 

Em seu livro sobre o medo de vencer, Roberto Shinyashiki descreve o que ele acredita ser a postura do vencedor: "Quando não sabe, pergunta. Quando não pode, não promete. Quando promete, cumpre. Quando sabe, assume. Quando assume, faz". Já o perdedor, na sua opinião, assume uma atitude derrotista: procura mostrar-se valendo pouco, mas no fundo se considera o máximo. Não se aprimora porque acredita que não precisa ou que não exista alguém capaz de ensiná-lo. "Ele se coloca como um mendigo, mas se sente um rei. Assim como o sucesso, o fracasso também é resultado de estratégia e dedicação contínua". 

Portanto, construir uma carreira de sucesso requer mais do que um diploma de primeira linha. Exige disposição e humildade em aceitar que sempre há algo novo para aprender, saber lidar com os erros e aproveitar as oportunidades. É preciso acreditar num sonho pessoal e não desistir dele, como esta afirmação sobre SUCESSO: 

Rir muito e com freqüência, ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros; deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isto é ter tido sucesso.

voltar