1 2 3
Artigos

Para evitar recaídas... 29/1/2010

Tive a oportunidade de fazer uma palestra no CAPSad – Centro de Atenção Psico-Social – Álcool e outras drogas, e agradeço a equipe que me convidou foi para mim uma honra.

Fiz uma lista de coisas que achei importantes para o pessoal que estava tendo “alta”, e achei interessante que a maioria delas é usada também nos tratamentos aqui no Apoiar, ou seja, ficar bem de qualquer doença é na essência, assumir o que somos, nos respeitar e estar disposto (a) a fazer mudanças.

Tive a oportunidade de ter em minha casa uma pessoa que estava tentando largar as drogas, e um dia ela me disse: Eu nunca vou conseguir largar a droga, quando não estou drogada sinto uma dor tão grande, uma infelicidade tão grande dentro de mim, que só consigo sentir bem quando estou drogada. Na época eu não sabia que, 60% dos jovens que usam drogas, apresentam um problema mental. Provavelmente esta pessoa tinha depressão e isto nunca foi tratado, pois ela parecia ser só usuária de drogas. Hoje existe uma consciência muito maior de que usa drogas precisa ser ajudado também com problemas como depressão, ansiedade, fobias, etc. Aproveitando o assunto, estamos publicando um artigo muito interessante sobre IDÉIAS ERRADAS SOBRE ALCOOLISMO. Que segue a linha deste pequeno texto.

Divido com você alguns itens:
PROCURE SE LEMBRAR:
- Fique atento aos primeiros sinais de recaída, e procure ajuda assim que os perceber.
- Não culpe ninguém pelos seus erros, afinal você sempre tem escolhas.
- Se você tiver uma recaída, assuma a responsabilidade por ela, levanta, sacode a poeira, e dá a volta por cima.
- Recomece o programa logo, quanto mais tempo ficar caído, mais difícil será se levantar.
- Não dê uma de vitima, vitimas não tem escolhas, você sempre tem.
- Não use substâncias com cafeína elas vão aumentar sua ansiedade e depressão: retire coca-cola, guaraná, café, chocolate de sua dieta. Isto tornará sua recuperação menos estressante.
- Cuide de sua alimentação, uma pessoa com boa saúde mental, sabe que o alimento irá influenciar em seu humor, e nunca tome decisões ou discuta com alguém de estômago vazio.
- Faça exercícios regularmente, 1 hora todos os dias é o ideal para quem está se recuperando de qualquer problema, ajuda a liberar substâncias que causam bem estar, é de graça e ajuda no tratamento da ansiedade e depressão.
- Aprenda a respire corretamente, a respiração é o oxigênio do corpo e da alma.
- Tire pelo menos 20 minutos por dia para meditar, orar é falar com Deus, meditar é ouvir Deus.
- Aprenda algo novo sempre que puder, aprender não ocupa espaço e te torna uma pessoa melhor.
- Faça algum trabalho voluntário, ajudar os outros é se ajudar.
- Peça a sua família para ajudá-lo, participando de alguma reunião do Amor-Exigente, Al-Anon ou do grupo de apoio a familiares do Apoiar. Estes programas ajudam os familiares a terem equilíbrio e saberem de maneira correta de ajudá-lo nos momentos de dificuldades.
- Se você tem o hábito de manipular as pessoas – fazer com que fiquem com dó de você, etc – abra mão deste recurso, procure ser verdadeiro.
- Não volte a andar com a turma antiga, e não se iluda se você voltar é porque está buscando desculpas para ter uma recaída.
- Se você está apaixonado(a) e a pessoa que gosta ainda está envolvido(a) com drogas, não vá tentar salvar esta pessoa, é um engano pois você ainda não se salvou, o mais provável é que se perca na tentativa.
- Tire a palavra culpa de seu vocabulário, ela cria um sentimento de impotência, use a palavra RESPONSABILIDADE. Você é responsável por tudo que fez ou irá fazer, isto dá um sentimento de poder para a pessoa.
- PROCURE DEUS, COM DEUS TUDO É POSSÍVEL.
- E lembre-se você é filho de Deus, possui já a essência do Pai dentro de si, nasceu para ser feliz e saudável, não deixe ninguém lhe convencer que é impossível ser feliz. A escolha é sua.

Paz para você.
Silvana Prado e grupo Apoiar

voltar