1 2 3
Artigos

Fobia Social - fatos importantes 29/1/2010

A Fobia Social é o terceiro maior problema da saúde mental no mundo.
O último estudo de epidemiologia mostra que mais ou menos 7% da população sofrem de FS em algum tempo de sua vida. A chance de desenvolver fobia social em qualquer tempo da vida é de 13%.

Definição:
Ansiedade social é o medo de situações que envolvem interação social com outras pessoas, ou melhor dizendo, é o medo e a ansiedade de ser julgado ou avaliado por outras pessoas. Se uma pessoa se sente ansiosa em situações sociais, mas entre outras pessoas ela parece estar bem, ela pode ter fobia social. (Procure um médico da saúde mental para um diagnóstico correto)

Percepção: As pessoas com fobia social são vistas por outras como sendo tímidas, quietas, fechadas, inibidas, não amigáveis, nervosas, desinteressantes. O fóbico social gostaria de ter uma vida normal, eles querem fazer amigos e participar de eventos sociais, no entanto, devido à ansiedade social são impedidos de fazer coisas que gostariam.

Gatilhos (situações que causam ansiedade) – As pessoas com fobia social geralmente experimentam estresse nas seguintes situações sociais:
Ser apresentado a outras pessoas
Ser alvo de brincadeiras ou críticas
Ser o centro da atenção
Situações sociais onde a pessoa tem de ficar muito autoconsciente
Ser olhado ou observado enquanto faz alguma coisa
Ter de falar em público
Ao encontrar pessoas importantes.
Não saber o que dizer em situações sociais
Ficar embaraçado, ficar vermelho.
Olhar nos olhos de outras pessoas
Engolir, escrever, falar, fazer uma chamada telefônica em público.

Esta não é uma lista completa de sintomas – outros sintomas podem ser associados à fobia social.

Sintomas Emocionais:
Os sentimentos que acompanham a ansiedade social incluem: ansiedade, medo intenso, nervosismo, ciclos negativos de pensamentos, ficar vermelho, suor excessivo, boca seca, tremuras e espasmos musculares.
Ansiedade constante é o fator mais presente, em geral.

Insight:
As pessoas com fobia social sabem que sua ansiedade é irracional e que não faz sentido. No entanto, pensamentos e sentimentos persistem e não vão embora sem um tratamento apropriado.

Terapia:
Cognitivo comportamental tem se mostrado a mais efetiva para pessoas com FS.
De acordo com estudos realizados pelo National Institute of Mental Health, a taxa de sucesso para quem é tratado com TCC – Terapia Cognitivo e Comportamental é muito alta; as duas são essenciais para aliviar os sintomas da ansiedade social.

Medicamentos:
Medicamento é muito útil para pessoas com ansiedade social, e psicólogos são aconselhados a trabalhar junto com psiquiatras se acharem necessário e for possível. Para casos de Ansiedade social generalizada, estudos indicam que o uso de drogas ansioliticas e certos antidepressivos em conjunto com TCC são as mais eficientes. Medicamentos sem TCC têm sido provados, só funcionam temporariamente.

Perspectivas:
As perspectivas para recuperação são muito boas se as pessoas fizerem o tratamento em conjunto diz o NIMH em estudos feitos em longo prazo, onde foi mostrado que mesmo quando parado o medicamento a pessoa continua bem.

Diagnostico Diferencial e cormobidade:
A Fobia social é uma das cinco desordens incluídas na lista do DMS – IV

A Fobia social é muitas vezes misturada com distúrbio do pânico. As pessoas com ansiedade social não têm ataques de pânico, onde o principal medo é de ter um problema médico (ex. ataque do coração), elas percebem que é a ansiedade e o medo que estão sentindo. Eles podem dizer: Foi horrível! Mas não dizem ter medo de morrer ou estar tendo um ataque do coração, dizem que sentiam muita ansiedade. As pessoas com ansiedade social não tendem a ir a hospitais, prontos-socorros depois de um ataque de ansiedade, enquanto as com pânico correm para lá com medo de estarem com algum problema físico.

Altos níveis de alcoolismo e abuso de substancias químicas, dificuldades familiares e falta de relacionamentos sociais, dificuldades em conseguir e manter um emprego são alguns dos problemas experimentados por muitas pessoas com fobia social.

A falta de profissionais com conhecimentos sobre FS e seu tratamento é o maior problema para vencer a fobia social. Ainda que seja conhecido e uma grande quantidade de estudos mostrem que é possível vencer a fobia social, é difícil por causa da falta de opções de tratamento para pessoas com desordens de ansiedade.
Fontes: NIMH, Social Fhobia/Social Anxiety Association, ADAA.

voltar