1 2 3
Artigos

Quais são os tratamentos para ansiedade?

Existem várias abordagens em se tratando de tratamento da ansiedade patológica. Cabe ao profissional de Psicologia escolher a forma adequada a cada caso. Mas antes de partir para tratamentos psicológicos ortodoxos, como a psicoterapia, usualmente os profissionais aderem a terapias alternativas.

A forma mais comum de tratar a ansiedade é a prática de exercícios físicos. Sair do sedentarismo é o primeiro passo para quem não está convivendo bem esse estado desconfortável. Praticar exercícios físicos ajuda a lidar com estados de ansiedade porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. “Essa alternativa costuma funcionar dependendo do investimento da pessoa, uma vez que nem todo mundo gosta de praticar exercícios”.

Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora já pode ajudar bastante a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa: “Quando você anda, pensa. A caminhada de meia hora é um movimento repetitivo e você acaba pensando nos pontos geradores de ansiedade que precisa trabalhar”.

Outra forma alternativa é a yoga, que oferece ao praticante a possibilidade de aprender a controlar sua mente e seu corpo. Este controle, conseguido através de uma combinação de técnicas respiratórias, corporais e de meditação, tem como resultados o aumento da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, aumento de vitalidade e maior controle sobre o estresse.

voltar