1 2 3
Artigos

Tratando medo de crianças

Fonte -            Monas Flowers
Os Florais de Bach atuam como colaboradores no ajuste das emoções e controle do estresse infantil, no inicio da vida escolar.
Lucy Ward, correspondente de assuntos sociais do jornal The Guardian, da Inglaterra, liderou uma pesquisa sobre o estresse em crianças de 11 a 20 meses — ou seja, que esteja começando a freqüentar o jardim de infância ou as creches — e crianças que com menos de 8 anos — que estavam iniciando a vida escolar.
A pesquisa visou mostrar o nível de estresse e a elevação do nível do “hormônio do estresse”, conhecido como cortisol, que é secretado pelas glândulas adrenais.
Foi comprovado que as crianças experienciam um alto nível de estresse nas primeiras semanas após a separação de suas mães.
De acordo com o estudo feito recentemente — medindo o nível de cortisol — elas continuam mostrando sinais de “estresse crônico” até cinco meses depois do primeiro dia de aula ou de creche.
A analise concluiu que as crianças precisam de tempo extra e mais atenção dos pais após passarem o dia no berçário ou na escola, para que possam resgatar seu “equilíbrio emocional”, fazendo com que estejam prontas e mais centradas para o dia seguinte.
Sem o conforto dos pais, diz jornal, á criança começa o dia seguinte “hiperativa”, o que pode levá-la a ter problemas de comportamento e desobediência.
Segundo o coautor da pesquisa, Michel Lamb, da Universidade de Cambridge, a descoberta não significa que o jardim de infância, a creche ou o inicio da vida escolar sejam ruins para a criança; não há ainda uma conclusão a respeito dos efeitos do nível de estresse elevado e prolongado.
Contudo, os resultados podem ajudar aos responsáveis pela organização escolar das crianças e aos pais a encontrarem uma solução para minimizar o estresse nesses alunos “de primeira viagem”, que estão em fase de transição de casa para a creche ou para a escola. Os Florais de Bach podem ser uma das boas sugestões para auxiliar pais e filhos a passarem por esta fase, com mais tranqüilidade e equilíbrio emocional.
Para isto a médica da Fundação Dr. Edward Bach, Carly Harding, fez a seleção de alguns florais que, segundo ela, podem colaborar com o processo de transição e minimizar a ansiedade, o medo, a insegurança, bem como promover o desapego e oferecer a proteção para todos os envolvidos nesta nova etapa de vida familiar. Diz ela: “Os Florais de Bach podem fazer todas as pessoas sentirem-se mais positivas sobre o primeiro dia escolar das crianças”. Os florais foram usados em sua filha, em quem pode perceber a calma e a tranqüilidade. E Carly Harding ainda afirma: “Eu realmente recomendo algumas gotas de Walnut para os pais e as crianças, para se ajustarem e se acostumarem com a nova rotina; Chicory é excelente para crianças que choram e gritam no portão da escola, tentando fazer você ficar com elas ou então não as abandonarem”.
Recente pesquisa feita pela comissão de vistoria dos Remédios Florais de Bach confirmou que 76% das mães e 50% dos pais admitiram que ficaram mais nervosos do que as próprias crianças no primeiro dia de aula de seus filhos.
Sabemos que o estado emocional dos pais pode causar impacto e afetar os seus filhos.
Mudanças de classe, de sala e de grupo podem também deixar a criança sentindo-se deslocada ou um tanto quanto desorientada no começo; como conseqüência, sente-se vulnerável emocionalmente.
Felizmente os Florais de Bach podem ajudar a cuidar do bem-estar emocional e do ajustamento adequado ao novo ambiente, promovendo o equilíbrio e a serenidade emocional e física.
Os Florais são seguros para toda a família, são livres de efeitos colaterais e têm sido utilizados por adultos há mais de 70 anos.
Se os pais, eventualmente, ficarem preocupados com o conteúdo alcoólico do Floral, poderão adicioná-lo em bebidas quentes — o vapor irá facilitar a evaporação do álcool. Também podem ser usados nos pontos de pulsação do corpo, como por exemplo, as têmporas, os pulsos e atrás da orelha.
Veja ao lado quais foram os florais selecionados por Carly Harding, para dar suporte e proporcionar o ajuste das emoções das crianças na fase de transição escolar.
Estas são algumas dicas que podem colaborar com o processo das crianças e também de seus pais.
Nunca será demais oferecer ajuda proveniente da natureza, para que as crianças se sintam equilibradas.
Sintonizar com o momento presente faz com que os desafios da vida sejam mais tranqüilos e construtivos.
Fonte: Nelson´s Inglaterra
Revista MONA´S FLOWER

voltar