1 2 3
Artigos

DEPRESSÃO E HIPÉRICO

O Hipérico, tem sido usado no mundo inteiro para tratamento de depressão. Em algumas áreas da Europa, é usado 25 vezes mais que Prozac (25 para 1). O British Medical Journal, fez um estudo desta planta em aproximadamente 1700 pacientes deprimidos. O estudo indica que Hipérico agiu igual a um antidepressivo, com menos efeitos colaterais e ao custo de U$ 0.25 por dia.
Um dos maiores centros de pesquisa da ESJ é o Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos – Departamento de Medicina Alternativa. O Hipérico parece ser melhor que placebo para depressão moderada e problemas de “baixo-astral” chamados distimia Não foi testado para casos de “grave depressão”, e não é muito claro no DSM-IV a definição do que é “depressão moderada”. Portanto, não deve ser usado em casos de depressão séria, uma vez que as evidências não são conclusivas.
O mais famoso médico naturalista dos EUA, Andrew Weil, recomenda uma dose, baseada em estudos médicos, do extrato contendo 0.3 % do Hipérico como ingrediente ativo, três vezes ao dia.  O Dr. Weil, alerta que é necessário dar tempo para a erva agir e não esperar resultados instantâneo. O prazo para um efeito máximo seria de 6 semanas, com uso diário. Os efeitos colaterais são pequenos e pouco freqüentes, incluindo: incômodos intestinais, reações alérgicas, agitação e cansaço. Ele sugere, que em se notando efeitos colaterais, diminuir a dose e dar ao corpo tempo para ajustar (é a mesma coisa que se faz com antidepressivos), ou parar de tomar. Os efeitos colaterais cessam quando a erva não é mais usada.
O Hipérico pode causar foto sensibilização. As pessoas sensíveis ao sol devem usar protetor solar enquanto estiver tomando.  O Dr. Weil também alerta que pode ser perigoso tomar a erva e antidepressivos. O hipérico parece funcionar da mesma maneira que o Prozac e outros SSRIs. Tomar os dois produtos pode causar a chamada: SÍNDROME DA SEROTONINA: suor, agitação, confusão, tremor e outros sintomas. Também pode ser perigoso usar o hipérico com IMAOs (monamina oxidase inhibitors – Nardil, Parnate) ou medicamentos para dieta.  Converse com seu médico se quiser fazer o uso do hipérico. 
Ainda que o Dr. Weil diga ser perigoso usar o hipérico com antidepressivos, numa entrevista com outro especialista em medicina natural Dr. Michael Murray, ele diz o seguinte:
Como funciona o hipérico?
Dr. Murray: Nós ainda não sabemos. Estudos indicam que um ingrediente ativo na erva chamado hypericin, funciona como alguns antidepressivos. Acreditava-se que a planta inibe uma enzima importante chamado monoamine oxidase, e aumenta o nível de serotonina no cérebro. Novos estudos indicam que ele age como Paxil, Prozac e Zoloft.
O hipérico pode ser usada com outros antidepressivos?
Murray – Sim, mas a combinação requer a supervisão de um médico, como em qualquer antidepressivo ou eles podem ter a chamada Síndrome da Serotonina. Teoricamente isto pode acontecer.
 Como o Hipérico é agora a Erva da “hora”, existem diversos web sites na Internet:
www.hypericum.com. Alguns apresentam estudos interessantes que não existem evidências que o Hipérico não pode ser tomado com SSRIs, no entanto alertam para o uso dos IMAOs. Um livro lançado pelo Dr. Harold Bloomfield – Hypericum & Depression, trata só do assunto. Um alerta: livros como este muitas vezes são pagos pelos laboratórios e naturalmente defendem o produto, fazendo vista grossa para os pontos negativos (como aconteceu com um famoso livro sobre Prozac). Alguns dizem que o hipérico pode ser usada normalmente na gravidez, e que é melhor que tomar antidepressivo.
Outro ponto importante a considerar é a qualidade do produto que você está tomando: se tem a dose correta de Hipérico e se não vem misturado com ingredientes que podem prejudicar o efeito da erva. O preço do Hipérico nos
ìEUA é US$ 15.00 por 50 cápsulas/300mg.

NUNCA TOME REMÉDIO SEM RECEITA MÉDICA!

voltar