Por: Nádia Kelly Recieiri
Estamos realizando no APOIAR, já há algum tempo o grupo de terapia familiar.
Tenho me surpreendido com o aumento da procura pelo atendimento. O grupo é aberto, isso significa que sempre podem entrar pessoas, mas, para participar desse grupo é preciso se comprometer e cumprir o contrato estabelecido pela psicóloga, na primeira reunião de cada paciente.
A terapia familiar tem o enfoque de ajudar o paciente a lidar com a sua família, principalmente quando esta se depara com algum tipo de problema entre seus membros. Objetiva realizar mudanças nos familiares.
E aos terapeutas se exige a compreensão dos pais, que no fundo querem ser pais bons e amorosos. E não pode se esquecer que esses pais também foram filhos e trazem uma carga pesada, e acabam transmitindo-a aos seus filhos, de um modo ou de outro, delegando-lhes de maneira exigente ou buscando neles satisfação e reafirmação. Por isso, é preciso usar da sensibilidade para ouvir os dois lados dos familiares que estão com dificuldades. É preciso colher dados para não fazer nenhuma intervenção precipitada. Com isso, a família chegará a certo objetivo e construirá novas possibilidades existenciais.
Procuramos criar um ambiente que a pessoa se sinta confortável e segura, dando uma sensação de esperança acompanhada de mudança de comportamento, para ajudar na sua convivência, no seu dia-a-dia.
O grupo tem provocado várias mudanças em crianças com dificuldades em geral, familiares, casais, namorados.
Com a convivência que estou tendo às segundas-feiras, as pessoas, na maioria das vezes, buscam ajuda e relatam que estão cansadas, estressadas com a situação familiar.
As mudanças têm sido provocadas e percebidas logo após as primeiras semanas. Eles se sentem aliviados. Consideramos que é a terapia é muito válida a partir do momento que o paciente decide marcar a consulta. Isso já é mudança.
Quando nós, psicólogos, temos a oportunidade de ajudar nosso paciente, isso nos completa enquanto profissionais. No trabalho em grupo, um aprende com o outro e vê que todos passam por dificuldades ou problemas diferentes. E esse trabalho em grupo é de extrema importância para o crescimento humano. |