1 2 3
Artigos

ANSIEDADE EM ALTA adaa

Fonte ADAA
Tradução Silvana Prado

 

Ansiedade faz parte do nosso dia-a-dia. É normal sentir medo ou preocupação algumas vezes. Num estudo feito pelo ADAA, mais de 75% daqueles que se sentem preocupados ou ansiosos, revelaram que estes sentimentos duraram alguns dias e passaram sem ajuda profissional. Isto é comum.
“Para muitas pessoas, estes sintomas – medo, preocupação, tristeza- são normais, e reações saudáveis aos eventos”, diz Jerilin Ross, psicóloga e presidente do ADAA. Estas pessoas não necessitam de ajuda especializada.
Mas como esta ansiedade “normal” difere de um transtorno de ansiedade? Como alguém fica sabendo se precisa de ajuda?
Às vezes as pessoas se tornam muito ansiosas devido a acontecimentos ocasionais difíceis, como por exemplo, a morte de pessoa querida; no entanto, elas cuidam, aliviam o estresse se alimentando bem, dormindo o suficiente e exercitando, e devem se lembrar de que o sentimento no momento é normal e desaparecerá.
De acordo com o estudo, 30% dos preocupados constantes ou ansiosos falaram que seus sentimentos os levaram a evitar pessoas e lugares, em conseqüência, se isolaram. Mais ainda, 16% disseram que não conseguiam concentrar ou funcionar normalmente em suas atividades diárias por causa da preocupação constante e ansiedade.
Ainda segundo Dr. Ross, “Precisamos aprender a separar as reações normais daquelas que nos paralisam. Precisamos fazer com que as pessoas que sofrem de ansiedade, saibam que estão doentes e precisam de ajuda”.

Tratamentos estão disponíveis, mas não são procurados:

É frustrante saber que muitas pessoas que sofrem de ansiedade ainda não se sintam confortáveis em procurar ajuda. Muitos não procuram ajuda, até que a doença afete sériamente suas vidas, saúde, e relacionamentos.
Sabendo que existem tratamentos disponíveis, é difícil entender porque muitos continuem seguindo a vida sem tratamento. Cerca da metade daqueles que sofrem de ansiedade persistente diz não procurar ajuda por não achar que é um problema. 23% disseram que só de discutir sua ansiedade com um médico, fez com que se sentissem mais doentes ainda e 6% disseram que não discutem sua ansiedade com seus médicos porque acreditam que não exista nada que o medico possa fazer para ajudá-los.
Ao invés de procurar ajuda profissional, muitos disseram que tentaram evitar as situações que causavam os sentimentos de ansiedade. Quase metade dos entrevistados evitava outras pessoas quando se sentiam ansiosos, enquanto 41% evita atender o telefone. Perto de 1em cada 6 evitava assistir ou ler as notícias. Alguns responderam que (14%) se recusam a sair de casa, como resultado de sua ansiedade.
Transtornos de Ansiedade podem ter um impacto severo na vida das pessoas e infelizmente muitos ainda não entendem que são doenças reais e tratáveis.
Numa pesquisa com médicos, 3 pessoas em cada 4 acham que ajuda está disponível, mais da metade delas acreditam que a falta de conhecimento sobre ansiedade é a razão principal pela qual as pessoas não procuram tratamento. Mais de 80% dos médicos concordam que ansiedade persistente não tratada, coloca o paciente em risco de desenvolver outro problema mental ou físico.
Daqueles que procuram tratamento, 42% foram diagnosticados com TAG -Transtorno de Ansiedade Generalizado. Todos os diagnosticados estavam sob medicamento ou já estiveram.
Diferentes tratamentos e métodos foram usados com sucesso pelos que responderam a pesquisa e que tinham TAG, 81% disseram que usaram medicamento, 21% participaram de tratamento com a Terapia Cognitivo Comportamental e 16% participaram de terapias de relaxamento. No geral, 81% dos participantes, disseram que estavam satisfeitos com seu tratamento.

Dicas para lidar com ansiedade:

Não importa se você está sentindo uma ansiedade normal ou sofre de um transtorno de ansiedade, aqui estão algumas dicas para lidar com o problema:

- pratique gerenciamento de seu estresse através de relaxamento progressivo, exercícios, yoga, massagem, biofeedback ou meditação.
- modifique sua dieta. Cafeína, drogas ilícitas, e alguns medicamentos comprados sem receita médica podem agravar os sintomas da ansiedade. Se você usa álcool, o faça de maneira moderada.
- aprenda os gatilhos que disparam sua ansiedade.
- procure educar sua família, para que possam entender o que você está sentindo e possam ajudá-lo.

Se você conhece alguém com um problema de ansiedade, existem varias maneiras para que você possa ajudar a fazer o tratamento mais fácil:

- aprenda sobre o transtorno de ansiedade
- reconheça e elogie pequenos progressos
- modifique suas expectativas durante períodos de estresse
- meça progressos com base no indivíduo, não em informações que ouviu ou leu.
- seja flexível e tente manter uma rotina normal.

voltar