Geralmente a pessoa tímida é muito auto-crítica e exige de si mesmo comportamentos incompatíveis com a sua personalidade, além de ter muito medo do fracasso e de se sentir ridicularizada. Na maioria das situações sociais, sente seu comportamento aquém do desejado e um sentimento de derrota torna cada vez mais difícil o relacionamento com as outras pessoas.
Passo a passo:
1. Analise a causa de sua timidez. Relembre seu último mês e liste todas as situações em que se sentiu tímido. Liste as pessoas envolvidas, suas reações, seus sentimentos, seu comportamento, seus medos. Tente achar um padrão para sua timidez. Descubra o seu maior medo, o que o leva a ser tímido.
2. Descoberta a raiz de sua timidez, tente racionalizar seu sentimento. Todo mundo tem direito a expressar seus pensamentos.
3. Imagine o que de pior pode acontecer caso você comece a ser expressar. Geralmente a resposta é você se sentir mal por se sentir impróprio. Sentir mal, você já se sente. Perceba assim, que enfrentar o medo do fracasso é a chave, já que quando você não se expressa ele ocorre de qualquer maneira. Dê a você mesmo a chance de se sentir bem com os outros.
4. Lembre-se que ninguém consegue agradar a todos. Agrade a si mesmo, melhore sua auto-estima e aos poucos as pessoas passarão a vir até você.
5. Vá modificando seu comportamento pouco a pouco. Olhe as pessoas nos olhos, faça comentários, treine conversar. Para que uma conversa possa continuar, você tem que exprimir opiniões e sentimentos. Não responda apenas o que te perguntam com monossílabos. Não só responda, como também pergunte.
6. Aos poucos vá diminuindo o abismo de como gostaria de se comportar e como se comporta. Imagine como gostaria de agir e trabalhe duro para que aos poucos você chegue lá. No começo será difícil, mas logo os primeiros resultados aparecerão.
Atenção:
1. Se a timidez estiver limitando muito a sua vida e você não estiver conseguindo lidar com ela sozinha, procure um acompanhamento psicológico. |