1 2 3
Artigos

Como manter a serenidade nos dias atuais?

Vivemos atualmente dias de grande tensão assistindo a expressão destrutiva da guerra, da ameaça e do medo. Momentos de terror que mobilizam profunda transformação no equilíbrio mundial em termos materiais, nas relações humanas e nas questões espirituais.


Os principais fatos do momento ocorrem relativamente distantes do nosso país, mas devido à estrutura mundial globalizada, vemos esses fatos interferirem na dinâmica geral de nossas vidas. Mais do que isso, toda essa situação pode despertar sentimentos de angustia, desespero e insegurança, gerados pela ameaça destrutiva iminente, cujo inimigo é o nosso próprio semelhante. Além disso, não podemos desconsiderar o intenso despertar dos sentimentos inferiores de ódio, vingança e orgulho que se opõe ao crescimento espiritual e gera a destruição.


Mas até onde essa ameaça é real e até onde somos invadidos pelas vibrações ambientais que nos envolvem e acabam por interferir até no direcionamento de nossas questões pessoais?
Nossa razão pode muitas vezes facilmente ser dominada pela emoção descontrolada do desespero paralisando nossa ação seja diante de uma ameaça real ou não.


Como então conseguir lidar com essa situação, mantendo a serenidade? A atitude fundamental para nos mantermos em equilíbrio é a pratica do auto conhecimento. Sim, porque quem se conhece, quem tem a consciência de si, de seus reais sentimentos, quem sabe reconhecer seu processos mentais, consegue distinguir-se de todo o ambiente que o cerca, reconhecendo o perigo real e as capacidades próprias que tem para enfrentá-lo.


Isso não quer dizer que com a pratica do auto conhecimento, seremos frios e indiferentes com os acontecimentos alheios, mas sim que conseguiremos manter uma perspectiva diferenciada de si em relação aos outros. Essa atitude também não nos deixa livres dos nossos problemas, mas nos predispõe a enfrenta-los reagindo e vivenciando de maneira positiva sem o desespero e o profundo sofrimento. 


Enfim, nesse momento conturbado para toda a humanidade, convido-os a optarem por trilhar o caminho mais saudável no qual a conexão com a verdade e com nossa real essência nos tornará vitoriosos, pois conseguiremos passar e transcender essa fase mantendo a nossa fé e esperança num futuro melhor. A natureza espiritual reconhecida pelo auto conhecimento nos traz a segurança interna de que o caminho da vitória e da felicidade é a pratica da igualdade, do perdão e do amor ao próximo que consegue estabelecer entre as pessoas e dentro de cada um, um mundo de Alegria, Harmonia e Paz.

voltar