1 2 3
Artigos

Como superar as pressões do dia-a-dia

Muitos não sabem que a palavra stress significa pressão, entre outras coisas. Essa palavra também é usada para referir-se à doenças físicas e psicológicas que atingem pessoas que foram expostas a situações difíceis por um tempo prolongado. O estresse foi diagnosticado após a Primeira Guerra Mundial, pois percebeu-se que muitos soldados continuavam sofrendo de vários males, mesmo com o fim da guerra.

Hoje, o resultado das sociedades modernas é um ambiente estressante, principalmente no trabalho, que torna a nossa vida tensa, angustiante e sem qualidade. Estamos sob pressão contínua, seja de nós mesmos, do ambiente de trabalho, dos amigos e familiares. Em alguns momentos até parece que todo dia estamos levantando para entrar em uma guerra, seja com fornecedores, trânsito, clientes, chefe... Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre as maiores causas de morte no mundo estão as doenças coronárias, câncer, doenças cérebros-vasculares, infecções respiratórias, entre outras. 
Mas, não podemos deixar de notar que essa luta diária cheia de pressão está comprometendo nossa qualidade de vida (como atestam as maiores causas de morte no mundo); a qualidade de nossas relações e até mesmo a qualidade do nosso trabalho.

Para virar esse jogo não é fácil. Tudo começa pela sua consciência e vontade de mudar seus hábitos também. Procure identificar o que é que está pressionando você, o que lhe causa estresse e trabalhe isso. Tente ter uma vida mais saudável, dedicando um tempo certo para cada tarefa diária, organizando o momento adequado para a atividade física, alimentação balanceada, sono adequado, trabalho e lazer.

Vamos começar por uma mudança comportamental bem simples. É um pequeno gesto. Ao se deparar com uma situação de pressão ou grande tensão, você consegue parar tudo o que está fazendo para alongar seu corpo, respirar profunda e lentamente?

Se você se deparar com algum fato, algum acontecimento angustiante e frustrante, pare por alguns minutos para se restabelecer e tomar fôlego. Não custa nada tirar apenas cinco minutos para controlar-se e livrar-se de um aborrecimento que pode comprometer o seu dia.

Um desafio agora! Se você está no trabalho ou em casa, pare. Pare tudo, não dê atenção aos outros. Este é o seu momento de descompressão, para mandar para bem longe de você qualquer aborrecimento que estiver te atrapalhando.

Fique em posição ereta, respire lenta e profundamente, feche os olhos, concentre-se bastante na sua respiração e relaxe. Você vai dar uma pausa rápida, porém necessária para recarregar suas energias e continuar encarando os desafios do dia.

Dica: Procure fazer essa pausa de descompressão, com freqüência, principalmente nos momentos de maior tensão do dia. Além de mais disposição, o seu humor e equilíbrio serão outros!

voltar