No dia a dia em que vivemos, encontro pessoas em um ritmo frenético no trabalho mas que numa avaliação mais atenta reflete os maus hábitos na alimentação, no repouso inadequado e na falta da prática de uma atividade física regular e prazerosa.
O que importa não é o pensar, planejar, estudar a melhor atividade, o melhor dia, o melhor horário, o melhor tênis, a melhor roupa, o melhor local, etc. tudo isso se torna uma argumentação para se “ganhar” tempo, embromar, e no final das contas não sair do lugar com mil justificativas. Prática o que vale é praticar, é se propor a fazer algo e faze-lo.
Para que estar meio sedentário, parado a algum tempo sair da inércia, da zona de conforto, no começo nas primeiras vezes será um sacrifício “saudável”, digo saudável porque ele movimentará forças relevantes dentro da pessoa:
1ª - Vontade – que se divide em três segundo a psicossintese vontade hábil, vontade forte (força de vontade) e vontade boa, em outro momento falaremos sobre elas.
2ª - Disciplina mental – que também revela recursos internos a serem percebidos e observados, são eles: paciência, perseverança e autoconfiança.
Para encontrar (ou reencontrar) o ritmo pessoal é necessário que a pessoa decida se que, quando quer e como quer. Caminhando e observando: sua respiração, batimentos cardíacos, seus pés tocando o solo, o movimento de suas articulações, seus músculos contraindo e relaxando, os movimentos dos braços, pernas e posicionamento do corpo como um todo, assim você provavelmente pode perceber e começar a encontrar o seu ritmo.
Lembre-se, o ritmo e a cadência são determinados pelo conjunto de sua percepção, mais o exercício da disciplina mental da(s) vontade(s) mais do poder de decisão seguida da ação, assim tenho certeza de que você estabelecerá para você hábito novo, condicionamento desejado, consequentemente pensamentos elevados e sentimentos realização.
Exercício sugerido: faça e descubra as sensações de antes e depois dos alongamentos.
Aumente de vinte minutos para 30minutos de caminhada.
Ao encerrar os trinta minutos apóie as mãos no solo e sustente o peso do seu corpo contando até dez, repita esse exercício três vezes com pausa de trinta segundos entre cada série. |