1 2 3
Artigos

ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM ATAQUES DE PÂNICO

1. Lembre-se: ainda que seus sentimentos e sintomas sejam muito assustadores, eles não são perigosos nem causam dano a sua saúde.

2. Entenda que o que você está sentindo é só uma reação exagerada de seu corpo ao stress.

3. Não lute contra os sentimentos e sensações ou fique desejando que eles “vão embora”. Quanto mais você estiver disposto a encará-los, menos intensos eles serão.

4. Não acrescente medos ao seu pânico pensando no que “poderia” acontecer. Se você se achar se perguntando “e se”, responda “e daí”?

5. Fique no presente. Preste atenção no que está REALMENTE acontecendo com você ao invés de pensar no que poderia acontecer.

6. Numere seu medo de 0 a 10 e o observe aumentar e diminuir. Note que ele não fica nos níveis mais altos mais que alguns segundos.

7. Quando você se achar pensando sobre medo, anule seu pensamento de “e se”.Concentre-se em fazer algo simples e que não exija concentração, como contar de 100 de trás para frente de 3 em 3, ou esticar uma borrachinha no seu pulso.

8. Note que quando você parar de adicionar medo aos seus pensamentos de medo, ele começará a diminuir.

9. Aceite o medo. Quando o medo vier, fique esperando e aceite-o. Espere e dê tempo para passar sem tentar fugir dele.

10.  Fique orgulhoso de você mesmo e com seus progressos durante o tempo todo e pense como você se sentirá vitorioso quando tiver vencido mais uma vez.

voltar