1 2 3
Artigos

POR QUE AS MULHERES EXPERIMENTAM DEPRESSÃO MAIS QUE OS HOMENS?

Estudiosos reconhecem por anos que mulheres experimentam depressão mais freqüentemente que os homens fazem, mas a razão para esta diferença de gênero nunca esteve bem clara. Um estudo novo, publicado pela Associação Psicológica Americana (APA), Diário de Personalidade e Psicologia Social,em novembro/2001, sobre o assunto provê algumas respostas mostrando como condições sociais e características de personalidade afetam um ao outro e contribuem para estas diferenças de gênero em sintomas deprimentes.

No estudo, os psicólogos Susan Nolen-Hoeksema, Ph.D., e Carla Grayson, Ph.D., da Universidade de Michigan e Judith Larson, Ph.D., de Atherton, a CA, entrevistaram 1.100 adultos entre as idades de 25 e 75 anos, provenientes de três cidades de Califórnia com heranças étnicas diversas. Resultados sugerem que as mulheres talvez sofram mais depressão que os homens porque são pegas em um ciclo de desespero e passividade por sentirem-se com menos controle sobre suas vidas em áreas importantes, além de sofrerem de tensão crônica e ruminação (pensar obsessivamente e constantemente mas de maneira passiva nos problemas). Para estas mulheres, tensão crônica leva, com o passar do tempo a ruminação, e quanto mais ruminaçao mais tensão crônica.

Mulheres carregam uma carga maior do serviço doméstico e do cuidado com criança e exercem mais a parte de corrigir e educar os filhos do que os homens.

"Ruminação pode manter a tensão crônica porque desgasta a pessoas da motivação, persistência, e capacidade de resolver problemas que podem mudar as situações" deles/delas, disse os autores. Quando a pessoa não consegue agir de maneira a superar situações estressantes como um matrimônio infeliz ou uma distribuição injusta de trabalho em casa, ela acaba perpetuando estas situações."

No entanto este estudo não consegue dizer qual veio primeiro ruminação ou tensão crônica, os estudiosos dizem a interação dos dois faz com que mais difícil superar as duas coisas quando estão presentes na mesma pessoa.

Concluindo, o que uma mulher deprimida, debaixo de tensão crônica e ruminando ou com falta de força de vontade ou convicção pode fazer para mudar sua vida? Os autores concluem "o melhor é ajudar estas mulheres a alcançarem um maior senso de controle de suas vidas, e a se ocuparem a tentar resolver seus problemas ao invés de ficar ruminando, pode ser muito útil e importante.."

Autores: Susan Nolen-Hoeksema, Ph.D., e Carla Grayson, Ph.D., Universidade de Michigan,; e Judith Larson, Ph.D., Atherton, Califórnia, Diário de Personalidade e Psicologia Social. 

voltar