1 2 3
Artigos

DEPRESSÃO EM ADOLESCENTE E CRIANÇAS

Seguramente, todo o mundo sente triste ou de vez em quando. Mas se você sente triste a maioria do tempo, e está tristeza lhe dando problemas com:

•suas notas ou freqüência na escola 
•suas relações com sua família e amigos 
•álcool, drogas, ou sexo 
•outro problemas de comportamento, o problema pode ser:

DEPRESSÃO

As notícias boas são que você pode receber tratamento e sentir-se bem logo. Aproximadamente 4% de adolescentes sofrem de depressão a cada ano. Depressão clínica é uma doença séria que pode afetar qualquer pessoa, inclusive adolescentes.

Pode afetar seus pensamentos, sentimentos, comportamento e saúde global.

A maioria das pessoas com depressão pode ser ajudada com tratamento. Mas uma maioria de pessoas deprimidas nunca consegue a ajuda da que elas precisam. E, quando a depressão não é tratada, pode se tornar mais forte, durar mais tempo e lhe impedir de viver com alegria.

Veja como reconhecer se você ou algum amigo está deprimido:

Primeiro há dois tipos de depressão: o tipo que causa tristeza, a chamada depressão clínica, e maníaco/depressão ou desordem bipolar, com sentimentos de altos e baixos constantes; num momento você pode estar sentindo-se o dono do universo e no próximo a mais infeliz das criaturas.

Procure ajuda profissional se você sentiu os sintomas abaixo por mais de duas semanas e se eles causaram tal mudança que você não conseguiu manter sua rotina de vida:

Quando você está deprimido

•Sente-se tristeza persistente ou chora muito.

•Sente-se culpado sem razão, como se não houvesse nada de bom em você, ou perde toda sua confiança.

• A vida parece sem sentido, ou como se nada de bom fosse acontecer; sua atitude é negativa, ou como se não sentisse nada.

•Não tem vontade de fazer muito as coisas de que gostava - como música, jogo esportivos, estando com amigos, que saem – e fica a maioria do tempo só.

•É difícil decidir algo. Esquece de muitas coisas, e é difícil concentrar.

•Fica irritado freqüentemente. pequenas coisas o fazem perder sua paciência

•Seu sono muda, dorme pouco, ou tem dificuldades em dormir ou dorme demais. Talvez você acorde realmente cedo e não pode voltar dormir.

•Muda seu apetite, come pouco ou demais.

•Sente-se inquieto e cansado a maioria do tempo.

•Pensa em morte, ou sente como se estivesse morrendo, ou pensa em suicídio.

Quando você é maníaco

•Você sente alto como uma pipa... como se estivesse "em cima do mundo."

•Adquire idéias irreais sobre as grandes coisas que você pode fazer... Coisas que você realmente não pode fazer.

•Pensamentos voam por sua mente, indo de um assunto para outro, e fala demais.

•Faz muitas coisas selvagens ou arriscadas: com seu carro, seu dinheiro ou sexo.

•Está sempre ligado e não precisa de muito sono.

•É rebelde ou irritável e não consegue se dar bem em casa, na escola ou com amigos.

Se você se preocupa sobre ter depressão ou sobre um amigo, procure ajuda. Há as pessoas que o podem ajudar adquirir tratamento.

Fatos importantes

Ter depressão não significa que a pessoa é fraca, ou realmente não está tentando melhorar. Significa: eles precisam de tratamento.

A maioria das pessoas com depressão pode ser ajudada com psicoterapia, medicina, ou ambos, e com essas ajudas passarem a se sentir bem em alguns semanas.

Lembre-se: quando seus problemas parecem muito grandes e estiver sentindo-se para baixo: VOCÊ não ESTÁ SÓ. Existe ajuda disponível, mas você precisa pedi-la. Se conhece alguém que está deprimido, encoraje seu amigo a procurar ajuda, se ele não procurar ajuda; fale com alguém que você confia e respeite, especialmente se seu amigo menciona suicídio.

Por que as pessoas são deprimidas?

Pessoas ficam seriamente deprimidas depois de acontecimento como um divórcio na família, problemas financeiros, alguém que ama estar morrendo, separação de um namorado ou namorada.

Algumas vezes depressão, como qualquer outra doença, simplesmente acontece. Freqüentemente adolescentes reagem à dor causada pela depressão envolvendo-se em dificuldades: como álcool, drogas, ou sexo; brigas na escola ou notas ruins; problemas com família ou amigos.

Depressão e álcool e outras drogas

Muitas pessoas deprimidas, especialmente os adolescentes, também têm problemas com álcool ou outras drogas. (Álcool é uma droga também.) Às vezes a depressão vem primeiro e as pessoas tentam usar drogas como um modo para escapar (No final das contas, drogas ou álcool só faz a coisa piorar!) Algumas vezes o uso do álcool ou de outro droga vem primeiro, e depressão é causada ou pela própria droga, ou pela retirada dela, ou outros problemas causados pelo uso da substância (prisão, brigas etc).

E às vezes você não sabe o que veio primeiro, a depressão ou o uso da droga, mas tendo esses dois problemas, quanto mais cedo você procurar tratamento, melhor.

Você precisa ser honesto sobre estes problemas primeiro consigo mesmo e depois com alguém que pode ajudá-lo a procurar tratamento. Esta é a única maneira de melhorar de verdade.

Depressão é uma doença real e tratável. 
Fonte: The American Academy of Child and Adolescent Psychiatry

voltar