1 2 3
Artigos

FOBIA SOCIAL

Medo intenso de ser humilhado em situações sociais, especialmente "passar vergonha ou dar vexame", em frente de outras pessoas. Geralmente ocorre em famílias e pode ser acompanhada por depressão e alcoolismo. Fobia social geralmente aparece no início da adolescência ou mesmo antes.

Se você sofre de fobia social você tende a pensar que outras pessoas são muito competentes em publico e que você não. Pequenos erros que comete parecem muito maiores do que realmente são. Ficar vermelho é muito doloroso e vergonhoso, e você sente como se todos estivessem te olhando. Você sente medo de estar com pessoas que não sejam seus conhecidos, ou você pode ter um medo mais especifico, como medo de falar em público, com seu chefe ou outra autoridade, ou de chamar alguém para sair. A fobia social mais comum é medo de falar em público, mas algumas vezes fobia social envolve o medo de determinadas situações sociais como festas. Em casos mais raros aparece o medo de banheiros públicos, comer fora, falar no telefone ou escrever na presença de outras pessoas, como assinar um cheque, por exemplo.

Ainda que pessoas confundam esta desordem com timidez excessiva, as duas coisas são diferentes. Pessoas tímidas não se sentem muito a vontade perto de outros mas isto não causa uma ansiedade antecipatória extrema e elas não evitam situações que as fazem sentir muito auto conscientes. Diferentemente, pessoas com fobia social não são necessariamente tímidas, elas podem se sentir confortáveis com outras pessoas a maioria do tempo, mas situações particulares, como ter de falar em publico ou passar na frente de muitas pessoas, lhes trará intensa ansiedade. A fobia social interrompe a vida normal, interferindo com a carreira e os relacionamentos sociais da pessoa. Um empregado, por exemplo, pode deixar de receber uma promoção porque terá de fazer palestras. O terror do evento social começa semanas antes e os sintomas podem ser debilitantes.

Pessoas com fobia social sabem que seus sentimentos são irracionais, mas ainda experimentam grande temor antes e durante certas situações, e podem fazer qualquer coisa para evitar tal situação. Mesmo que eles consigam enfrentar o medo, sentem-se muito desconfortáveis, e depois, os sentimentos desconfortáveis podem ainda ficar flutuando em volta delas, ao pensarem como foram analisadas por outras pessoas, o que os outros pensaram do comportamento estúpido delas, etc., pois quem tem fobia social geralmente pensa que é observado o tempo todo.

Mais ou menos 80% das pessoas que sofrem fobia social sentem algum alivio de seus sintomas se tratadas com terapia cognitiva comportamental, ou medicamentos ou os dois. A terapia envolve aprender a ver situações sociais de maneira diferente; expor-se, de maneira controlada e planejada, a situações que parecem amedrontadores, até que se torne mais fácil enfrentá-las (veja artigo sobre TCC neste jornal), bem como aprender a reduzir a ansiedade usando técnicas específicas, novos hábitos sociais e técnicas de relaxamento.

Os medicamentos que provaram serem efetivos são os antidepressivos inibidores de monoaminoxidase, ou IMAOS. Pessoas com um tipo especial de fobia chamada MEDO DE APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO tem sido ajudadas com drogas chamadas beta-bloqueadores. Por exemplo, cantores ou músicos podem usar beta-bloqueadores no dia da apresentação.

FATOS IMPORTANTES

Fobia Social é o terceiro maior problema da saúde mental no mundo.

O último estudo de epidemiologia mostra que mais ou menos 7% da população sofre de FS em algum tempo de sua vida. A chance de desenvolver fobia social em qualquer tempo da vida é de 13%.

Definição:

Ansiedade social é o medo de situações que envolvem interação social com outras pessoas, ou, melhor dizendo, é o medo e a ansiedade de ser julgado ou avaliado por outras pessoas. Se uma pessoa sente-se ansiosa em situações sociais, mas quando entre outras pessoas ela parece estar bem, ela pode ter fobia social. (Procure um profissional de saúde mental para um diagnóstico correto)

Percepção:

Pessoas com fobia social são vistas por outras pessoas como sendo tímidas, quietas, fechadas, inibidas, não amigáveis, nervosas, desinteressantes. O fóbico social gostaria de ter uma vida normal. Eles querem fazer amigos e participar de eventos sociais, no entanto, a ansiedade social que sentem impedem-nos de fazer coisas que gostariam quando estas coisas envolvem a possibilidade de serem avaliados pelos outros.

Gatilhos, situações que causam ansiedade – Pessoas com fobia social geralmente experimentam estresse nas seguintes situações sociais:

  •  Ser apresentado a outras pessoas

  •  Ser alvo de brincadeiras ou críticas

  •  Ser o centro da atenção

  •  Situações sociais onde a pessoa tem de ficar muito auto-consciente

  •  Ser olhado ou observado enquanto faz alguma coisa

  •  Ter de falar em público

  •  Encontrar-se com pessoas importantes

  •  Não saber o que dizer em situações sociais

  •  Ficar embaraçado, ficar vermelho

  •  Olhar nos olhos de outras pessoas

  •  Engolir, escrever, falar, fazer uma chamada telefônica em público

Esta não é uma lista completa de sintomas - outros sintomas podem ser associados a fobia social.

Sintomas Emocionais:

Os sentimentos que acompanham a ansiedade social incluem: ansiedade, medo intenso, nervosismo, ciclos negativos de pensamentos, ficar vermelho, suor excessivo, boca seca, tremuras e espasmos musculares.

Ansiedade constante é o fator mais presente no geral.

Insight:

Pessoas com fobia social sabem que sua ansiedade é irracional e que não faz sentido. No entanto, os pensamentos e sentimentos ruins persistem, e não vão embora sem um tratamento apropriado.

Terapia:

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) tem se mostrado a mais efetiva para pessoas com FS.

De acordo com estudos realizados pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos (National Institutes of Mental Health - NIMH), as taxas de sucesso para quem é tratado com TCC e Terapia Comportamental é bastante alta. Uma destas duas formas de Terapia é essencial para aliviar os sintomas da fobia social.

Medicamentos:

Medicamentos são muito úteis para pessoas com fobia social, e os psicólogos são aconselhados a trabalhar integrados com psiquiatras, se acharem necessário e for possível. Para casos de ansiedade social generalizada, os estudos já realizados indicam que o uso de drogas ansioliticas em geral, bem como certos antidepressivos, em conjunto com Terapia Cognitivo Comportamental são as mais eficientes. Tem também sido provado que os medicamentos, sem o acompanhamento de terapia (TCC) funcionam apenas temporariamente.

Perspectivas:

As perspectivas para recuperação são muito boas. Os estudos de longo prazo avaliados pelo NIMH tem mostrado que, se as pessoas fizerem o tratamento conjunto preconizado, mesmo quando interrompem a medicação, as melhoras se mantém, e as pessoas continuam bem.

Diagnostico Diferencial e cormobidade:

Fobia social é uma das 5 desordens fóbicas incluídas na lista do DMS - IV

Fobia social é muitas vezes misturada com distúrbio do pânico. Pessoas com ansiedade social não tem ataques de pânico (em que o principal medo é de ter um problema médico, como um ataque do coração), pois percebem que seus sintomas físicos são devidos à ansiedade e ao medo que estão sentindo.

Eles podem dizer que foi horrível, mas, quando questionados, dizem que sentiam muita ansiedade e medo, mas não de ter um problema médico.

Pessoas com ansiedade social tendem a não ir a hospitais, prontos-socorros depois de um ataque de ansiedade, enquanto as portadoras de distúrbio do pânico voam para buscar socorro, com medo de estarem com algum problema médico sério.

Altos níveis de alcoolismo e abuso de substancias químicas, dificuldades familiares e falta de relacionamentos sociais, dificuldades em conseguir e manter um emprego são alguns dos problemas experimentados por muitas das pessoas que tem fobia social.

A falta de profissionais com conhecimentos sobre FS e seu tratamento é o maior problema para vencer a fobia social. Ainda que seja conhecida e que uma grande quantidade de estudos mostrem que é possível vencer a fobia social, a falta de opções acessíveis de tratamento para pessoas com desordens de ansiedade tem agravado o problema.

Fontes: NIMH, Social Fhobia/Social Anxiety Association, ADAA.

voltar