1 2 3
Editorial

Editorial Julho de 2015


editorial

Seu crítico interior bloqueando sua alegria e sucesso


Queridos leitores fiéis do Mente Livre, neste editorial vou trazer para vocês uma chance de reconhecer atitudes que estão sabotando sua felicidade, prosperidade, amor e tudo o mais. Essas crenças são tão simples e poderosas, que passamos a viver em função delas, tudo o que vamos fazer primeiro as consultamos (inconscientemente ou conscientemente).



1. Não quero ser feliz. Muitas pessoas decidiram não ser felizes. Muitas perderam alguém ou algo que amaram e decidiram que como as coisas não aconteceram como queriam, então vão se sentir miseráveis pelo resto da vida. O pior é que passam sua infelicidade e amargura para todos a sua volta. Pessoas que se sentem vítimas são as que preferem mais este tipo de autossabotagem.



2. Não mereço superar este problema. Autopunição, culpa. Fiz algo errado e mereço ser infeliz o resto de minha vida (e até nas próximas, se possível). Não vivem em razão do amor, creem no crime e no castigo. O pior é que fazem o mesmo com as pessoas a sua volta. A culpa e o castigo merecem estar num altar.



3. Não é seguro para mim me libertar completamente deste problema. Traumas do passado criam este tipo de autossabotagem. Se você perdeu muito dinheiro num negócio, passa a ter medo de investir novamente; se foi traído(a), decide não amar nunca mais; se ficou preso num cômodo quando era pequeno, passa a ter medo de lugares fechados. A mente cria essas proteções que passam a ser uma armadura no comportamento e ficar fechado na dor e na limitação é mais seguro, infeliz, mas seguro.



4. Não consigo mudar. Aqueles ditados populares vem à mente: “Pau que nasce torto morre torto”, ou a música da novela Gabriela Cravo e Canela: “Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim...”. Pense que você não é um pedaço de pau e não é a Gabriela, então pode mudar. Talvez precise de ajuda ou estímulo, mas mudar é a única opção que temos na vida, porque a cada dia quando acordamos mudamos um pouco.



5. Não sou bom o suficiente para mudar esta parte de minha vida. Talvez você se ache altamente qualificado para fazer determinada coisa. Por exemplo, é bom em matemática, mas péssimo em termos de relacionamentos. Na vida tudo é aprendizado, da mesma maneira que aprendeu matemática pode aprender a se relacionar. Talvez alguém no passado te criticou em público e isso passou a ser um bloqueio.



6. Tenho medo de mudar e as pessoas não me amarem e nem me aceitarem mais. Medo de não fazer parte da tribo e ser expulso, medo da solidão, tem pessoas que fazem coisas absurdas para serem aceitas. Basta olhar as pessoas usando calças rasgadas, e pagando fortunas por elas porque alguém disse: roupa que antes era para pessoas muito pobres, agora você vai vestir e se sentir luxuosa andando em trapos. É também a história do rei que saiu andando na rua nu porque disseram para ele que somente pessoas muito superiores poderiam ver a roupa dele, ele ficou com vergonha de dizer que não via a roupa (porque não existia roupa nenhuma ele estava sendo engando) e saiu pelado a desfilar pelas ruas do reino. Viva sua história. Quem te ama vai te amar se mudar para melhor. Para pior não dá...



7. Não consigo fazer o que é preciso para superar este problema. Outra autolimitação, no momento em que você decidir mudar, as oportunidades começam a aparecer. É um livro que chega às suas mãos, um amigo que vem com uma palavra diferente, um filme. A vida nos convida a mudar, precisamos dar um pequeno passo na direção da mudança e persistir.



8. Não acredito que as coisas vão dar certo para mim, então para que tentar? Melhor desistir antes de tentar, assim não me decepciono. Mas imagine não viver uma alegria por medo do que virá depois, não viver um amor por medo da perda, não investir num sonho por dinheiro. Melhor tentar e errar do que saber que nunca viveu, nunca ousou, nunca aprendeu lições que trazem crescimento, que são degraus na escadaria da nossa felicidade.



9. Não vou me permitir superar este problema. Pessoas com a mente rígida acham que as coisas têm um jeito de ser e não podem ser mudadas. Falta de flexibilidade. Tudo tem um ritmo, tempo e hora. Passam a vida engessados em regras por crenças que nem sabem direito de onde vieram.



10. Não sei como mudar! Comece fazendo um plano do que gostaria de mudar, escreva sobre a mudança, recorte imagens de revistas que representem seu sonho. Tudo começa na mente, mas procurar ajuda faz o caminho ficar mais suave e rápido. Mude porque se você não mudar a vida te vira do avesso e você muda na marra.



Todos nós vivemos com crenças autolimitantes, mas cada uma delas é uma defesa, é uma forma errada de autoamor. Mas essas defesas foram criadas em determinados momentos, em sua grande parte de infelicidade ou trauma, e passaram a ser regras em nossas vidas.



A verdade nos libertará, nos ensinaram os grandes mestres, e a verdade é que somos todos seres com potencial extraordinário e temos e podemos vivenciar este potencial.



Destrua suas crenças limitantes, a maior ferramenta que conheço para isto é o EFT, tão fácil e simples, disponível para todos. Veja no meu site www.silvanaprado.psc.br muitas rodadas gratuitas de EFT para crenças limitantes e outras.



E viva em paz buscando ser feliz!


Silvana Prado

voltar