1 2 3
Editorial

Editorial Junho 2015



Amanhã eu vou precisar de mim! Apoiar 17 anos com histórias maravilhosas


POR SILVANA PRADO

Faz 17 anos que todas as terças-feiras que os encontros do Grupo Apoiar acontecem, começou com 8 pessoas no salão de uma Igreja e nunca pensei que teria uma segunda reunião. No início eu fazia os atendimentos sozinha, hoje tenho uma equipe ajudando. Não é fácil ano após anos sentar para ouvir a dor do outro, as vezes nossas dores são tantas que queremos somente descansar e esquecer.



Muitos voluntários que começaram comigo se afastaram de reunião justamente porque se queixavam que estavam cansados de ouvir falar sobre dores e doenças, dois voluntários se mantiveram firmes ao meu lado ao longo destes anos a querida Iranice, vice-presidente e o Teo que faz parte da diretoria, que nos procurou quando sua esposa estava morrendo de câncer e depois ficou para ser ajudado, nunca mais foi embora.



A Iranice e o Teo, nunca desistiram e sabem que, toda reunião é uma chance de aprender e de receber, pois recebemos muito amor das pessoas que ouvimos. É mais fácil ficar em casa assistindo televisão, é sim, mas que diferença entre 2 horas na frente da televisão e 2 horas ajudando pessoas. Quando você partir que diferença no livro de sua vida estas horas que passou praticando a compaixão...



Há uns 4 anos chegou uma participante passando muito mal, e ela persistiu, fez o programa do Apoiar, melhorou e hoje é uma voluntaria maravilhosa: Gislaine Baia, que viaja de Pedregulho para Franca toda semana, que perseverança e vontade de ajudar... As histórias lindas acontecem o tempo todo no Apoiar, tem esta do rapaz que veio com o casamento quase acabado, deprimido e dois meses depois tinha dado uma reviravolta na sua vida, a esposa começou a vir nas reuniões também e até hoje encontro com ele e ele diz que aprendeu a ser feliz e amar a esposa no Apoiar e deixou uma frase para nós que estamos sempre repetindo: amanhã eu vou precisa de mim, então hoje tenho de cuidar muito bem de mim.



Tem a história daquela moça que chegou ao Apoiar com pânico, e tinha tanto medo do marido que não conseguia engolir mais a comida, aos poucos ela teve coragem de separar, arrumou emprego é dona de uma empresa e hoje sente que renasceu. Ou a famosa história – esta é a mais famosa no Apoiar – do senhor Edson, que não saia de casa há mais de 16 anos por causa do pânico, ele pespontava em casa, os filhos e a esposa faziam tudo para ele fora de casa. Até...que ele teve uma crise de diabetes e teve de ir para o hospital, saiu de casa na raça, na força ou saia ou morria.



Decidiu vir nas reuniões e veio com todos os filhos juntos, era até engraçado ele sentado os filhos a sua volta. Devagar os filhos foram parando de vir. Ele resolveu andar no quarteirão da casa por cinco minutos, foi aumentando e de repente veio falar numa reunião que ia começar a dirigir, eu pedi que esperasse mais um pouco, ele não esperou começou a pegar o carro em lugares afastados e praticar até que tirou carta novamente. Logo em seguida ele veio com outra ideia: ia ser voluntário no CVV, eu novamente disse que achava que era cedo ele poderia e sentir muito estressado, mas ele surpreendeu de novo, e é voluntário la há mais de 8 anos.

Um homem contou que veio à reunião, pois estava meio deprimido, acabou o casamento, e ele narrou: O amor é como um vidro de perfume, a gente deixa destampado, aí o perfume desaparece e fica só o álcool, e depois o álcool também evapora e não sobra nada...Eu, disse ele, tinha um tanto de sonhos: queria ser jogador, mas no auge da carreira quebrei o joelho, e abri mão do sonho, ia ser músico, casei e abri mão do sonho, tinha algumas coisas que queria realizar, mas o trabalho e o casamento me consumiam, vieram os filhos, e fui deixando cada sonho de lado, fiquei sem sonhos... Os sonhos acabaram e o casamento também. Agora eu queria começar a resgatar meus sonhos. Mas ele resolveu recomeçar e recomeçou.



Não sei quanto tempo ainda o Apoiar existirá, pois, cada ano a situação financeira fica mais difícil, mas com certeza o que já foi realizado foi muito importante.



Agradeço a esta equipe maravilhosa de voluntários e os profissionais que estão no Apoiar comigo há tanto tempo. Vamos orar para que o Apoiar ainda tenha muitos anos de vida!


Muita paz.


voltar