1 2 3
Editorial

Editorial Abril 2015


Minha mente é uma nave espacial: quem está dirigindo?



editorial por SILVANA PRADO



Quem não se lembra da série de televisão Jornada na Estrelas? Um seriado de ficção fantástico dos anos 70 onde já se via os personagens viajando para outros planetas, sendo transportados de um lugar pelo outro em segundos, e se comunicavam a distância com um pequeno e magico aparelho, mas na época tudo isto era considerado ficção cientifica. Eu ficava encantada com aquela nave gigantesca voando pela Galáxia tudo parecia tão impossível e ainda tão maravilhoso de assistir.



Os anos passaram e acabamos tendo mesmo um modelo de celular igual do filme, as naves espaciais estão explorando o Universo e há poucos dias um artigo de Bruce Lipton me lembrou do seriado como uma forma de poder explicar o funcionamento maravilhoso de nosso cérebro.



Aprendi há muitos anos atrás que a mente e o cérebro formam a máquina mais fantástica do nosso universo. O potencial que tem no ser humano é ilimitado, pena que não sabemos usar este potencial, como dizem é o germe de Deus em nós.



Anos e anos de meditação, a leitura de centenas de livros, nunca realmente me fizeram entender muito bem qual a relevância de estar no presente, racionalmente eu sabia que era importante, mas não havia ainda sentido a verdade da afirmação. Percebia que após a meditação eu estava sempre mais calma, meu corpo sempre apresentou uma saúde tão boa que eu nem resfriada fico. Mas para entender algo precisa ser com o coração.



Mas lendo este artigo de Bruce Lipton aprendi uma maneira fantástica de explicar como o consciente e inconsciente funcionam. Nosso cérebro é capaz de captar 400 bilhões de bytes de informação por segundos mas somente 2000 bytes por segundo são capturados pela mente consciente, o resto fica guardando no inconsciente.



Imagine uma nave espacial poderosíssima, trilhões de equipamentos em todos os lugares dentro dela. Ela tem todo tipo de informação armazenada mas para que este potencial seja utilizado é preciso que alguém entre nela, acione os comandos e diga para ela onde deve ir.



Caso ninguém esteja no comando da nave ela entra no automático e repete o que aprendeu, a máquina tem por objetivo sobreviver então, repetir programas impede que ela seja extinta.



Acontece que a máquina grava os programas quando foi criada (na infância) e depois ela não sabe o que deve jogar fora para anular aquele o programa antigo que ficou ultrapassado mas continua sendo repetido. Por exemplo: seu pai foi um homem que traiu sua mãe a vida toda, o programa entende que homens são infiéis. E agora você está na época de ter um parceiro e o programa continua lá te sabotando e impedindo que encontre alguém para um relacionamento significativo.



Então você vai atrair pessoas que vão com certeza te decepcionar para que nunca entre na situação de sua mãe e sofrer como ela sofreu. Ou o programa te levara a sempre escolher homens que te causam a mesma dor e todo relacionamento que você tem acaba sendo traída.



No segundo caso a situação se repete para que você possa aprender e mudar e, enquanto você não muda, sua vida acaba sendo um filme repetindo de novo e de novo...E você se pergunta: o que tem de errado comigo? Porque só atraio homens infiéis?



E a resposta é simples: seu programa mental está errado e o que você vibra atrai. Mas quando os antigos programas assumem o comando? Eles assumem o comando quando você está pensando e viajando para o passado ou para futuro, está fora do presente... saiu da nave e o automático assume o controle.



O assustador disto é que as pesquisas indicam que estamos no piloto automático, ou seja, não tem ninguém comandando a nave 95% do tempo. (Aterrorizante!!!!)



Todas as vezes que o inconsciente vê um problema ele puxa o programa antigo, porque ele não sabe mudar este programa da mesma forma que um MP3 não sabe como mudar a seleção que você colocou nele. Você gostava de músicas sertaneja e gravou todas aquelas músicas no seu mp3 se quiser ouvir música clássica não adianta gritar para o mp3: - Toca clássica agora, você tem de entrar no programa apagar o antigo e instalar o novo.



Enquanto isto as antigas músicas continuam sendo tocadas, tem aquela: -Eu não mereço ser feliz, e aquela outra: Sou burro, feio, nunca vou ser ninguém. Lembre algumas músicas que tocam na sua cabeça o tempo todo...este é seu programa mental.



Isto basicamente quer dizer mesmo que 95% do tempo programas negativos estão controlando você e sua felicidade mas ainda assim você pode reescrever os programas negativos em sua mente e mudá-los para programas positivos com resultados espetaculares. Mudando os programas faz com que você não fique sabotando a si mesmo.



Um dos requerimentos para isto é simplesmente ficar no presente, porque se estamos no aqui e no agora, estamos fazendo escolhas conscientes e não dando poder para a máquina do subconsciente. Os programas negativos são mudados através de muitas formas: meditação, Programação Neurolinguística, hipnose e outras técnicas sendo que o EFT está entre as 3 técnicas mais estudadas e de maior sucesso.

voltar