1 2 3
Editorial

Editorial Fevereiro 2015


Construindo memórias novas e conquistando o direito de ser feliz

Estou lendo um artigo sobre Reconsolidação da Memória. O termo parece complicado, mas não é. Reconsolidar uma memória é para mim uma das grandes descobertas dos nossos tempos e fico feliz de estar vivendo em uma época em que podemos com facilidade mudar fisicamente nosso cérebro, em poucos minutos, e nos livrar de traumas como um estupro, que é um dos maiores traumas que um ser humano pode passar, isto em poucas horas.

Parece mentira, mas não é. É a ciência dizendo que isto é possível por meio do uso correto de certos pontos de acupuntura e de uma técnica correta. Esta técnica tem três passos e foi descoberta por acaso ou usando sua intuição, isto nem importa, por Callahan e depois foi totalmente otimizada pelo — quem diria... — engenheiro Gary Craig, e o mundo ganhou o EFT (Emotional Freedom Techniques) e assim nascia a Psicologia da Energia.

Ao mesmo tempo, Bruce Ecker desenvolveu suas teorias sobre Reconsolidação da Memória que veio ajudar a explicar e provar como e por que o EFT funciona. O método é simples, fácil de aprender e aplicar e seus resultados são rápidos e surpreendentes.

Escrevi já um artigo explicando detalhadamente como a Reconsolidacão da Memória funciona no jornal de Julho de 2014. Você pode ler no meu site www.silvanaprado.psc.br e também nos cursos que dou, explico essa modalidade para os alunos entenderem melhor como o EFT funciona.

Os três passos do EFT e da RM são, explicados de maneira simples, os seguintes:

A memória ou aprendizado têm de ser relembrados de maneira bem clara.

Sobrepor a esta memória negativa com outra que contradiga o que foi aprendido.

A sobreposição da nova memória tem de ser repetida diversas vezes.

Estes passos simples demonstram ser a chave que a natureza nos deu para, quimicamente, abrir as sinapses que mantêm aprendizados profundamente arraigados, que foram adquiridos no passado com uma alta carga emocional acoplada ao momento e à memória, permitindo que sejam RECONSOLIDADOS de uma nova maneira baseada em experiências atuais.

EFT parece ser o que os iluminados usam para passar por suas emoções negativas e se manterem em equilíbrio porque este nosso mundo é cheio de dificuldades, mas o que conta para esses iluminados é que não são prisioneiros de memórias passadas, o dia de ontem fica no passado, começam o dia livres de memórias passadas que não determinam suas atitudes no presente.

Não são guiados por mágoas, dores, não deixam de amar por medo do que sofreram no passado; é como se a mente deles fosse um quadro de mensagens e todos os dias as mensagens do dia anterior são apagadas e podem registrar novas.

É importante também manter o aprendizado, assim o EFT faz a Reconsolidação da Memória, e mantemos o aprendizado, mas o aprendizado certo para quem somos hoje e não quem sofreu o trauma no passado.

Um caso interessante de Reconsolidação de Memória.

Essa paciente que me procurou é uma gerente bem-sucedida em uma das maiores empresas de Franca, é inteligente, bonita, tem bom gosto, enfim, a vida dela parece perfeita. Mas ela percebe que está constantemente se autossabotando, é o trabalho que fica para última hora, as brigas constantes com o namorado por qualquer coisa, e a sensação de que sua vida está estagnada. Ela contou que se sente um nada.

É sempre surpreendente olhar para uma pessoa assim e ouvi-la dizer que é um zero à esquerda...

Quando começamos a fazer as rodadas, ela se lembrou de um episódio da infância, quando arrumou o primeiro emprego. Na época ela disse que era feia, desarrumada, usava óculos grossos e velhos porque era o que os pais puderam comprar para ela, e os colegas de escola a chamavam de ‘quatro olhos’. Mas ela estava feliz porque uma amiga arrumou trabalho para ela. Foi feliz contar à mãe, que acabou com ela.

— Minha mãe me fez me sentir um nada, ela disse que eu não era capaz de nada e gritou, gritou muito comigo.

— Mas você conseguiu o emprego?

— Perguntei.

— Sim consegui.

— Você foi demitida?

— Não, eu me esforcei muito e acabei saindo de lá para ir para outro emprego melhor.

Esta informação existi dentro da dela, ela sabia em algum lugar da mente que era capaz, afinal havia chegado até onde estava sozinha, mas poderosas redes de neurônios criadas durante o evento em que a mãe a chamou de nada ainda existiam e isto a gente não neutraliza somente falando em terapia, pois esta rede de neurônios é algo físico.

Fizemos as rodadas para tristeza, depois para medo, e conforme íamos eliminando as camadas das emoções que foram criadas naquele episódio com a mãe ela foi se sentindo melhor. Quando terminamos perguntei:

— Agora, quando você se lembra daquele dia, o que sente?

E ela respondeu:

— Não sinto nada, mas me lembrei de quantas coisas já realizei até hoje, de onde vim e onde estou. Lembrei que após nossa primeira sessão eu já mudei muitas coisas, no meu dia a dia, então eu aprendo rápido, sou muito capaz e vou fazer o que preciso para atingir meu potencial.

Assim foi feita uma Reconsolidação da Memória, que foi construída após desconstruímos o evento que ela chamou ‘eu não sou nada’, e isto aconteceu sem que eu falasse ou sugerisse qualquer mudança ela sozinha desfez a memória antiga e criou uma nova: eu sou capaz.

É claro que mais trabalho tem de ser realizado, mas pensar que em uma hora mudamos a memória traumática de alguém é algo realmente extraordinário.

Não existe outra terapia ou tratamento capaz de fazer isto como as técnicas da Psicologia da Energia, como o EFT, TFT e outras, sendo o EFT o mais simples e mais estudado até o momento.

Saiba mais sobre o assunto visitando meu site ou fazendo um dos cursos que ministro. Mais informações 16 3432-1233 ou pelo e-mail: silvanapradoapoiar@gmail.com. Site: www.silvanaprado.psc.br.

voltar