1 2 3
Editorial

Editorial Julho 2014


Muita emoção e lindas histórias



EDITORIAL: SILVANA PRADO



Fui convidada, como presidente do grupo Apoiar, a fazer uma palestra no Centro de Convivência Vida Viva, localizado no Aeroporto I. Pediram que eu levasse uma atividade para ser realizada com as participantes e não tive dúvidas: iria ensinar EFT.


A nossa vice-presidente, Iranice, pensou lá com seus botões: Como ela vai fazer para ensinar a técnica em 1 hora?


Ainda que possa parecer difícil ensinar algo em tão pouco tempo, não é, pelo menos não o básico, que envolve bater levemente em alguns pontos de acupuntura enquanto se fala no problema e depois no resultado desejado.


Aprendi há muitos anos que grandes mestres sempre ensinaram através de histórias, portanto, sempre que vou ensinar alguma coisa, seguindo o exemplo deles, procuro falar através de contos, parábolas e o resultado é que as pessoas sempre entendem.


Por exemplo, quando falei de neuroplasticidade, ao invés de usar termos técnicos e complicados comparei o cérebro com uma arvore, que vão nascendo galhos e mais galhos através dos anos. Se os pensamentos forem bons, teremos bons frutos se não forem os frutos serão amargos. Mas a árvore vai sempre crescer, e quando mais regarmos está árvore que é nosso cérebro, com bons pensamentos e atitudes, mais seremos felizes.


Em uma edição passada do Mente Livre, comentei que na natureza tudo é similar, da mesma forma que uma arvore, um animal, precisam de cuidados ou morrerão, nosso corpo também precisa de cuidados, de atenção. Vamos mantê-lo forte com o adubo de nossos pensamentos positivos, quando um pensamento negativo vier, arrancamos este pensamento como se fosse uma erva daninha, ou ele se multiplicará e em pouco tempo teremos o terreno mental invadido e dominado por coisas ruins.


Com certeza virão tempestades, mas uma arvore forte ficará em pé não importa a tempestade nem o vento, porque as raízes são profundas e saudáveis.


Elas entenderam muito bem o que falei, e com mais de 25 mulheres presentes fiz primeiro uma rodada para dor, e todas que comentaram estar com alguma dor tiveram uma diminuição de pelo menos 50%. Se você pensar que eu não toquei em ninguém para fazer nenhum relaxamento, e que não foi usado nenhum tipo de medicamento, o resultado é algo desejado por todos nós.


Depois fizemos uma rodada para dores emocionais, raivas, mágoas, tristeza e as pessoas relaxaram mais ainda. Uma senhora começou a tossir, um dos sinais de que está havendo uma mudança nas emoções, e depois contou que estava muito triste com a perda de um netinho, mas após as rodadas ela se sentia mais calma e em paz.


Percebi que todas estavam com o rosto mais sereno e sorrindo. Perguntei como se sentiam e confirmaram que estavam relaxadas e tranquilas.


No final quando abri o espaço para perguntas uma senhora disse que queria dar um depoimento e contou: “Silvana, eu também tive câncer há cinco anos atrás, mas no dia que tive o diagnóstico li sua história que tinha saído na primeira página de um jornal e fiquei com muita esperança de que eu também poderia passar pelo tratamento e ficar bem. Sempre quis te conhecer e hoje fico tão feliz de poder ter ouvido sua história contada por você mesma e por poder te contar o quanto sua história me inspirou. ”


Emocionei-me muito e perguntei se poderia abraçá-la, e ela concordou. Choramos enquanto nos abraçávamos, pois sentíamos que nossas almas estavam conectadas pelas mesmas dores, mas também pelas mesmas vitórias contra uma doença — o câncer de mama — que mata tantas mulheres no mundo. Esta mulher maravilhosa se chama Nair Coelho de Pina Fernandes e ela está na foto comigo.


Às vezes, perdemos chances de viver momentos espirituais como este porque estamos olhando no lugar errado, procurando por emoções avassaladoras, mas o que precisamos de verdade é perceber que a chance de servir, através de pequenas atitudes, pode nos trazer momentos tão significantes que carregaremos conosco pelo resto da vida.


Não perca a oportunidade de ter momentos como estes.


Agradeço à Adriana e Raques, as profissionais responsáveis pelo grupo Vida Viva, pela oportunidade que me deram de viver esse momento tão feliz!


Agradeço ao grupo inteiro por ter me recebido com tanto amor.


Como o EFT tornou-se uma benção em minha vida e na de tantas que participam do Apoiar, passei todo o material do meu blog para um site, para maior facilidade de navegação. Agora você poderá ver os artigos separados dos vídeos e dos mp3.


Visite www.silvanaprado.psc.br. EFT a Medicina da Energia.


Envie seus comentários que me ajudarão a tornar o site mais útil a cada dia. Todas as semanas teremos rodadas de EFT no mp3 e também matérias novas.


Termino com um texto lindo de Boris Pasternak, escrito no romance Dr. Zhivago:



“Da grande maioria de nós é exigido viver a vida em uma constante duplicidade. Sua saúde será obrigatoriamente afetada se, dia após dia, você disser o oposto do que se sente, se você se rebaixar perante o que não gosta e se alegrar com algo que lhe traz, nada, mas tristeza. Nosso sistema nervoso não é só uma ficção, é parte do nosso corpo físico, e nossa alma existe no espaço e dentro de nós...e não pode ser para sempre violada impunemente”.



Paz e luz.

voltar