1 2 3
Editorial

Editorial Agosto 2013


Novas esperanças para tratamento de ansiedade, pânico e depressão

Apesar do frio, as salas do Apoiar estiveram sempre cheias de pessoas que nos procuraram com a esperança de encontrar alívio para suas dores. Em agosto, a maioria das pessoas que chegou até nós relatava estar sofrendo do transtorno do pânico. Muitas leram meu livro e a pergunta que sempre me fazem é: –Você se curou de verdade? Nunca mais teve pânico? Não toma medicamento? Não precisou de medicamento para se curar?

Meu livro O Prisioneiro do Medo fala muito sobre como venci o pânico. Não foi com medicamento, não foi com terapia, foi resultado de mudanças constantes que até hoje mantenho como estilo de vida. Quinze anos após o pânico, atravessei um período doloroso, quando fui diagnosticada com câncer e me foram dados seis meses de vida. Penso que o medo de morrer devido a uma doença como o câncer seria um bom gatilho para a volta das crises, mas através de toda dor e sofrimento com os tratamentos e operações nunca tive um ataque de pânico.

Mas ressalto que três ou quatro dias após a quimioterapia eu voltava a fazer exercícios, meditação eu fazia mais de três vezes ao dia, minha alimentação se constituía basicamente de produtos orgânicos, portanto, houve toda uma estrutura para manter meu equilíbrio mental quando tudo parecia desmoronar a minha volta.

O pânico é real, a ansiedade é real, bem como a depressão, no entanto, mais real do que todos estes desequilíbrios, é a capacidade de nosso corpo de se recuperar. Nos quinze anos de trabalho tanto como presidente do Apoiar como terapeuta, ensinei muita gente a se recuperar usando as mesmas ferramentas que narrei no meu livro: tirar as coisas negativas, inserir atitudes positivas como: aprender a pensar de maneira diferente, pois, nosso pensamento é nosso maior amigo ou nosso maior inimigo.

No entanto, minhas formações em medicina Ayurvédica, Programação Neurolinguística, Florais de Bach, meditação, nunca conseguiram me dar uma ferramenta tão maravilhosa e efetiva como o EFT. (Saiba mais visitando o blog: http://eftsilvanaprado.blogspot.com.br).

No mês de julho duas pessoas que me procuraram estavam passando por sérias crises de pânico. Elas ouviram falar do EFT através do Jornal Mente Livre e me procuraram. Algumas chegam arrasadas, já com início de depressão, afinal as crises cobram um preço do nosso corpo. As duas, ao começarem a falar comigo, tiveram um início de crises de pânico. Usando a sequência mais simples dos pontos de acupuntura, conseguiram em poucos segundos cortar as crises. O efeito do EFT é tão surpreendente que ficaram confusas quando os sintomas desaparecem, e ficaram olhando para os lados, procurando as sensações, procurando o medo, a falta de ar. Finalmente perceberam que havia passado. Mas como? Como? Me perguntavam.

Realmente parece mentira, mas uma rodada de EFT feita de maneira correta pode, não só regularizar sua respiração como também acalmar instantaneamente o corpo. Eu, com minha experiência com o transtorno, sei que quando comecei a controlar o pânico, o que interrompia as crises era a respiração, mas muitas vezes devido à ansiedade eu não a fazia de maneira correta. Cada vez mais estudos indicam o porquê e como o EFT funciona, cito os resultados.

Estudos recentes indicam que a estimulação manual de pontos de acupuntura produz substâncias que acalmam, como o ácido gama-aminobutírico (GABA), a serotonina e os peptídeos opioides, e regula o cortisol (liberado durante o estresse). Essas alterações neuroquímicas reduzem a dor, diminuem o ritmo cardíaco, diminuem a ansiedade, anulam a resposta de luta / fuga, regulam o sistema nervoso autônomo e criam uma sensação de calma. Esta resposta de relaxamento inibe mutuamente a ansiedade e cria uma dessensibilização rápida a estímulos traumáticos.

Portanto, não é mágica, é a manipulação correta do organismo humano usada a nosso favor. Você não acredita em energia no corpo humano, mas quando faz um eletrocardiograma, está olhando a energia na área do seu coração. Este é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca. O mesmo do eletroencefalograma (EEG)[1]. Então seu corpo está emitindo e recebendo energia o tempo todo, e quando um ataque de ansiedade ou pânico acontecem, imagine a tempestade energética que está acontecendo não só em sua mente, mas também no seu corpo.

Quando fazemos a acupuntura sem agulhas, quando inicia um ataque de ansiedade ou pânico, você está mudando o campo de energia que causa o pânico. Ao estimular os pontos de acupuntura que acalmam o cérebro, isto faz com que seu corpo relaxe, seu cérebro receba oxigênio suficiente e, portanto, tudo fica diferente.

Quando escrevi o Prisioneiro do Medo, esta técnica ainda não estava disponível, mas hoje, conhecendo o seu potencial, sei que as pessoas necessitam conhecê-la, uma vez que, após tantos anos de pesquisas sobre o pânico, ainda sofrem de maneira terrível com os sintomas do transtorno.

Assim estou liberando um pequeno manual sobre EFT para Ataques de Pânico. As pessoas que adquirirem meu livro através do nosso site www.apoiar.org.br, ou de outras livrarias[2], poderão também ter o manual (após comprovação da compra), e nas próximas edições do Prisioneiro capítulos sobre EFT serão incluídos.

Veja no meu blog alguns exemplos de como usar o EFT para ansiedade e pânico. Se estiver muito alta ou mesmo no início ou durante uma crise de pânico. Mas não vamos esquecer que outras mudanças são necessárias, tudo que ensino em meu livro deve ser agregado à vida da pessoa, pois, o pânico, a ansiedade e a depressão são resultados de comportamentos contrários à manutenção do equilíbrio físico e emocional.

Neste mês de agosto o novo site do Apoiar está com nova aparência, mais fácil de ser navegado, com novas matérias, inclusive um link exclusivo sobre EFT.

Finalizando, faço este mês mais um aniversário, celebro também, porque são cinco anos após meu diagnóstico do câncer. Grandes vitórias e o recomeço que me fez ver a importância de cuidar de meu corpo e mente ou não poderei ajudar ninguém. Deus nos quer em paz, com saúde ou não poderemos fazer algo em nome Dele. A vida é uma bênção, e um milagre agradeço por ela.

Muita paz.

voltar