1 2 3
Editorial

Editorial Julho 2013


Não se preocupe com a colheita de hoje, mas sim com as sementes que planta

Nossa colheita de hoje reflete as sementes que plantamos no passado. É a lei de causa e efeito em ação: se você jogar no chão uma semente do limão, não espere colher margaridas.

Às vezes, o dia de hoje se torna difícil; decepções e tristezas nos fazem pensar em ter reações de raiva e vingança, mas se pensarmos que estas sementes serão nossa colheita de amanhã, com certeza, repensaremos nossas atitudes.

As frases famosas dos grandes mestres nos convidando ao perdão são em primeiro lugar para nossa proteção, pois, para agredir o outro, precisamos antes ter dentro de nós o fogo da raiva, mas ela nos queima primeiro e talvez nem chegue a quem queremos machucar.

E sim, muitas vezes convivemos com lobos em pele de carneiro, pessoas que na sua frente estão sorrindo, mas na penumbra estão sempre maquinando coisas, e em surdina, fazendo intrigas. Estes lobos tentam se enganar dizendo que estão agindo em nome do amor, para poderem se desculpar perante o altar de sua consciência, mas a semente é jogada no chão até que chega o dia da colheita.

Trabalhando com uma mocinha de 25 anos, que foi encaminhada para mim, por estar tendo ataques de pânico, ela não conseguia mais entrar na fábrica. Depois de ensinar a ela as técnicas básicas para lidar com os ataques, ela acabou me contando, em prantos, violências que o pai praticou contra ela, a mãe e os irmãos. Ela, por ser mais velha, não só acabava tendo de ir buscar o pai nos bares da vida, mas também quando atingiu certa idade, passou a ter confrontos físicos com ele, pois ela se tornou um escudo entre a violência do pai e sua mãe e irmãos. Ela contou: “Um dia a briga foi tão feia que eu revidei e acabamos rolando no chão, eu apanhei muito, mas ele também“. “Quando eu era menor”, narrou ela, “eu entrava no armário e ficava escondida quando ouvia o portão da rua abrir.”

Sinto um frio na espinha quando ouço o que ela conta, e penso: Como a mãe deixou isto chegar neste ponto? Não teve intervenção de ninguém. A morte do pai devido a cirrose veio livrar a família de tal pesadelo.

Eu pergunto se ela já vez terapia, e ela disse que fez muita, e quanto mais falava sobre o pai, mais raiva sentia, raiva, ódio daquele que deveria ser seu protetor e foi seu maior tormento.

Quando começamos a trabalhar usando o EFT, usando uma técnica que denominei “as pastas”, sem falar especificamente em nenhum dos eventos, fizemos uma pilha mental de pastas com todas os eventos violentos de que ela pudesse se lembrar. E a cada rodada as pastas diminuíam. A mente bem conduzida sabe o que fazer. O cérebro usa as ferramentas corretas para destruir redes de neurotransmissores ligadas ao problema, isto instantaneamente. Por fim ela sorri e se lembra de um gesto de amor do pai para com ela. O EFT funciona assim... é simples, é rápido é curador.

Esta semana nos encontramos novamente e ela fala de como o passado agora não é mais como uma faca enfiando em seu peito doendo constantemente e que o filme da violência parou de ser reprisado na sua mente.

É uma troca gloriosa a raiva pela aceitação. Ela não perdoou, ainda não está preparada, mas a caminhada começou. Os ataques de pânico pararam, a depressão desapareceu, ela diz que nunca se sentiu à vontade em abraçar as pessoas ou ser abraçada, mas agora... está sentindo uma conexão com amigos e familiares que nunca sentiu antes.

À noite, em minhas orações, peço muita luz para a mocinha que, apesar de tantas tentações com bebida, drogas, libertinagem, conseguiu sozinha vencer todos os obstáculos e se tornou uma mulher honrada e amada por todos. Mas a dor poderia ter vindo a destruí-la de outras formas, manifestando-se como depressão, pânico, obesidade, afastamento de pessoas que ela amava.

Hoje as sementes que ela planta são diferentes das de ontem, e ela disse: “Sil, depois que comecei este tratamento, tem acontecido tanta coisa boa comigo, até uma pessoa no meu trabalho que vivia me infernizando se tornou bondosa comigo. Quem mudou? Ela ou a pessoa no trabalho? Isto no EFT não é importante, focamos nos resultados positivos e vibramos para o Universo os sentimentos harmônicos que brotaram dentro dela, e assim a colheita é diferente.

A verdade é que podemos escolher o que carregaremos dentro de nossa alma, quanto mais consciência tivermos de que a plantação de hoje será a colheita do amanhã, mais pesaremos cada uma de nossas atitudes e escolhas. Então escolha sabiamente porque Deus nos ajudará, mas as escolhas são nossas.

Termino com trecho de um dos grandes Mestres Yogananda

“O Senhor ajuda a quem se ajuda. Ele lhe deu força de vontade, concentração, fé, razão e bom senso para que você use quando tentar livrar-se das aflições físicas e mentais; você deve empregar todos esses poderes, enquanto, ao mesmo tempo, apela para Ele”. Paramahansa Yogananda

Muita paz, Silvana Prado

voltar