1 2 3
Editorial

Editorial Fevereiro 2013


Como Deus pode mudar sua mente

Por: Silvana Prado

Enquanto eu fazia minha caminhada diária, ouvia uma palestra de Mark Waldman, e foi uma surpresa para mim. Mark tem diversos livros publicados, mas o que ele comentou na palestra foi o — Como Deus Pode Mudar Sua Mente. Achei um tanto científico o titulo e fiquei pensando como ele misturaria Deus com mente?

Com base em uma investigação realizada ao longo de 15 anos, a equipe médica do Dr. Mark e Newberg,  puderam observar que quanto mais pensamos em Deus, mais alterações ocorrem nos circuitos neurais de áreas específicas da região cerebral, que transformam a figura Dele — Deus-  em símbolos representativos de uma extensa gama de valores pessoais, éticos, sociais e universais.

A ciência está conseguindo provar que Deus existe, porque, de acordo com os estudos do doutor Mark, entre as sete práticas diárias que as pessoas fazem, a que mais causa mudanças no cérebro é a pratica da fé.

Mark conta sobre uma pratica que costuma ministrar durante suas palestras, e é tão fantástica que vou escrever um artigo inteiro sobre o assunto. Mas resumindo só para você não ficar muito ansioso, ele dá um exercício para empresários em suas palestras que é realizado da seguinte maneira: ele pergunta para os participantes — Qual o seu desejo mais profundo?

Eles se fizeram essa pergunta antes e depois do exercício de relaxamento, e para surpresa de Mark, antes do exercício todos respondiam que desejavam realizações materiais, mas após o exercício, 60% dos participantes mudaram esses desejos por coisas materiais para valores intrínsecos como amor, paz, saúde, alegria.

Descobriram também que pessoas não ficam tão felizes quando conseguem realizações materiais (compra de uma linda casa, carro, ganhar muito dinheiro) como quando a realização é espiritual, seja um diploma, um amor, estar em um lugar de paz.

Por causa desse exercício ele desenvolveu outro que continha três perguntas:

1) Qual o seu valor espiritual mais valioso?

2) Qual o valor mais precioso em suas relações?

3)  E qual o valor mais precioso na sua comunicação?

As respostas sempre mudavam após o exercício de relaxamento, levando os participantes a viverem com mais compaixão e aceitação do mundo e das crenças de outras pessoas, o que diminuiu grandemente o estresse em suas vidas porque, no geral, o estresse acontece quando sentimos que há uma desarmonia entre nosso mundo interno e o externo.

Dentre outras comprovações científicas, menciono três:

1) não só a prática da oração e espiritualidade reduzem o estresse e ansiedade, mas somente 12 minutos de meditação por dia podem retardar o processo de envelhecimento;

2) considerar um Deus de amor, em vez de um Deus punitivo, reduz a ansiedade, a depressão e o estresse e aumenta sentimentos de segurança, amor, compaixão;

3) oração fervorosa e meditação mudam de forma  permanente numerosas estruturas e funções no cérebro, alterando seus valores e a forma como percebemos a realidade.

Quando li, fiquei maravilhada porque quando falamos nessas práticas não estamos falando de religião, porque a oração pode ser uma conversa amorosa com nós mesmos. A meditação é uma prática que não envolve religião, mas sim buscar no silêncio ouvir a voz sábia que existe dentro de nós, e ao mesmo tempo calar todos os desequilíbrios, portanto, pensar que somente 12 minutos por dia de recolhimento ou uma prática espiritual, muda o funcionamento de nosso cérebro e até a depressão e ansiedade é extraordinário.

Fico pensando nos 7 Passos Para Recuperação que criei há alguns anos e vêm sendo usados no grupo Apoiar, que não só levam pessoas à recuperação de diversos transtornos mentais, mas também melhoram a insônia, dores e até relacionamentos. Estes 7 Passos incluem meditação e espiritualidade como metas a serem alcançadas para a construção e nossa saúde física e mental.

Mas os Passos também incluem caminhada diaria pois, o corpo físico também precisa de cuidados, nossa mente é afetada pelo uso excessivo de drogas, e cafeína que, muita gente não sabe, é droga, pois altera o funcionamento de nosso organismo, cuidar de nossa alimentação faz parte da nossa espiritualidade.

Uma das observações de Mark foi que precisamos de 4 pensamentos positivos para anular cada pensamento negativo, ou seja, precisamos nos programar para a felicidade através também da vigilância de nossos pensamentos, e este também é um dos Passos do Grupo Apoiar.

A verdade é que não existem milagres. Essas práticas são atividades para as quais teremos de tirar tempo para realizar todos os dias ou pelo menos umas três vezes por semana. Mas a ciência está conseguindo realizar o que as religiões não conseguiram: demonstrar que Deus está dentro de nós, como encontrá-lo, e que sem a crença Nele a vida se torna muito difícil.

Para quem está perdido, sofrendo, desesperado, a ajuda está tão perto, tão simples, sem qualquer custo, mas precisamos dar os passos na direção desta caminhada que nos levará a comprovar que Deus está dentro de nós.

voltar