1 2 3
Editorial

Editorial Janeiro 2013


Vença seu medo de falar em público usando EFT
Silvana Prado

De acordo com estatísticas, os americanos e talvez os brasileiros tenham mais medo de falar em público do que da morte ou de cobras, mas novas estatísticas sobre os efeitos da Acupuntura Emocional sem Agulhas estão ajudando terapeutas que trabalham com a técnica a entenderem que o medo de falar em público tem muitas faces e, muitas vezes, cada uma delas precisa ser eliminada antes do medo ser vencido.

Muitas pessoas com medo de falar em público têm seus medos ativados por diferentes circunstâncias, e talvez tenham medo de diferentes partes da experiência.

Para ajudá-lo a vencer seu medo de falar em público e todos os aspectos vinculados a ele, como pavor, veja abaixo alguns dos gatilhos mais comuns que acompanham muitas pessoas. Quando você os conhece e os enfrenta, consegue vencer:

Estudos indicam que Acupuntura sem Agulhas é uma ferramenta importante para vencer não só o medo de falar em público, mas outros medos, porque a técnica é muito eficiente para ajudar a neutralizar a resposta estressante que nosso corpo produz quando está sob o domínio do medo.

Durante períodos de estresse nosso corpo responde com duas reações – lute ou fuja – causadas pela amígdala, uma pequena glândula que existe no cérebro, do tamanho de uma amêndoa, responsável por enviar ao nosso corpo sinais de alerta, o que faz com que o corpo libere grandes quantidades do hormônio cortisol e adrenalina, ambos ligados ao estresse e situações de sobrevivência e autoproteção.

Esta súbita liberação de hormônios faz com que tenhamos diversas reações físicas, a ponto de neutralizar a parte criativa de nosso cérebro, diminuindo-nos a digestão, aumentando o ritmo cardíaco e outras reações.

Infelizmente essas reações causadas pelo estresse fazem com que falar em público se torne um desafio muito maior do que parece, e a Acupuntura Emocional proporciona uma resposta rápida que anula estas respostas ao estresse.

O primeiro passo para vencer seu medo é descobrir os gatilhos automáticos em relação ao seu medo de falar em público. As pessoas, no geral, possuem muitos gatilhos, que podem incluir todos, ou alguns, dos exemplos citados abaixo:

1. O que vão pensar de mim?
Quando todos os olhos estão em você, é normal (e humano) pensar sobre o que vão dizer sobre você, sua palestra, workshop, apresentação. Mas não é razão para paralisá-lo.

2. Eles estão me julgando?
Falar para um grupo de pessoas pode ser intimidante, mas, se você pensar bem, as pessoas foram te ver, porque estão interessadas no que você tem a dizer, querem aprender algo com você, mas nem sempre vemos as coisas por essa perspectiva quando a voz dentro de nós só faz críticas.

3. Sou inteligente o suficiente?
Muitas pessoas assim que percebem que terminaram a preparação da palestra, logo começam a pensar que poderia ter ficar melhor, tornam-se mais exigentes e começam a questionar se sabem o suficiente, se têm experiência necessária para falar sobre o assunto, inteligência, carisma... a lista é infinita.

4. Quem sou eu para me atrever a falar para essas pessoas?
Como palestrante, é esperado que tenha domínio do público, do ambiente, mas você provavelmente se vê como alguém comum, igual a todos, e pode pensar que não tem nada a oferecer, portanto, considerará que não deve falar em público sendo tão incapaz.

5. E se eu não for bem na apresentação/palestra?
A verdade é que as pessoas não esperam que você seja perfeito e podem até admirar que mostre sua humanidade, mas quando falamos em público podemos ter a ilusão de que temos de ser infalíveis.

Você se identificou com alguns destes problemas? Qual dele deixa você mais nervoso?

Uma maneira de saber ao certo é se imaginar na frente de um grande público, dando sua palestra, ou falando com um juiz, ou qualquer outra autoridade. Visualize desde o início da experiência, imagine-se preparando a palestra ou a defesa oral de seu cliente: o que pensa quando imagina esta cena? Qual o seu nível de ansiedade?

Veja-se depois dando sua palestra. Como se sente?

Exercite a imaginação e vá escrevendo os pensamentos, emoções, reações físicas que veem a sua mente em cada uma das etapas da palestra e assim poderá saber ao certo quais são os momentos de maior estresse e identificar quais os gatilhos.

O próximo passo é descobrir como eliminar os gatilhos.

O próximo passo é usar um exemplo de sequência como o descrito abaixo para cada momento de dificuldade. Por exemplo: – O que vão pensar de mim?

Para iniciar, ao pensar no problema, dê um número de 0-10, sendo 10 o maior estresse possível e 0 um estado de muita tranquilidade. Crie sua Frase Objetivo (uma frase curta onde você diz o que quer vencer).
Karate Chop: Ainda que eu fique estressado em imaginar O que vão pensar de mim… Eu me amo e me aceito completamente. (Repetir 3 vezes)

IS – Só de pensar em falar em público me sinto nervoso
LO – Sinto pavor, frio no estomago....
AO – Muitas pessoas estarão me olhando
AN – Não gosto de tantas pessoas me olhando
AB – O que vão pensar de mim?
OC – Tantas pessoas me olhando
EB – Atenção demais em mim
TC – Isto deixa estressado.

Faça esta rodada simples três vezes e se vier algum pensamento diferente na sua mente use também o que aparecer.
Depois cheque se sua ansiedade diminuiu e se houve alguma mudança cognitiva.
Você pode fazer as rodadas até que sua ansiedade tenha diminuído para 3 ou menos.
Neste ponto estará pronto para fazer rodadas positivas e não precisa mais da frase objetivo.

IS – Escolho confiar que consigo dar uma ótima apresentação
LO – Sou capaz, estudei muito e estou pronto para viver meu potencial.
AO – Sei o que estou fazendo e sou capaz
AN – Sinto uma enorme energia em mim e sei que sou capaz
AB – Estou realmente preparado.
OC – Isto vai ser mais fácil do que penso e sou totalmente capaz
TC – Penso positivo, tenho domínio e sou capaz.

Continue fazendo as rodadas até se sentir seguro.
A nossa mente aprende com repetições e quando você repete algo e sua mente está calma ela poderá assimilar muito melhor o que está falando.
Persista, porque o medo é uma percepção que pode ser mudada.

Boa sorte.
Para saber mais visite o blog: eftsilvanaprado.blogspot.com.br ou ligue (16) 3017-9497.

voltar