1 2 3
Editorial

Editorial Outubro 2012


Mais do que boas intensões:  resultados do EFT

Não é sempre que temos a chance de fazer mudanças importantes e definitivas em nossas vidas. No geral, pelo que vejo no Apoiar, as pessoas até estão cheias de boas intenções, querem viver uma vida melhor, mas na hora da mudança, parece que uma força interior nos domina, e perdemos a batalha. Às vezes até mesmo antes de termos a chance de começar.
Imagine a cena: você em frente da geladeira, jurando que vai comer só um pedaço daquela torta maravilhosa que acabou de comprar, e meia hora depois percebe que não tem mais nenhum pedaço.
Tente se lembrar da última vez que jurou que na próxima segunda-feira começaria a fazer exercícios, o ano quase acabou e a promessa continua só no mundo mental.
Pior, apesar de problemas de saúde se manifestando, não consegue diminuir a bebida ou o cigarro; e aquele problema com um colega de trabalho, que você nunca consegue sentar para resolver, ou a perda daquela pessoa que você amava e, após a separação, nunca mais conseguiu ser a mesma pessoa. E aquela dor que se tornou crônica e os médicos disseram que você terá de aprender a conviver com ela? Será que é este mesmo o nosso destino?
Planos que nunca saíram do papel, sonhos que nos abandonavam assim que saíamos da cama, vícios que nos tiram a alegria real de viver, dependência emocional da comida, no lugar de realizações reais ou uma imagem tão distorcida de nós mesmos que, passamos a achar que perdemos parte de nós mesmos porque perdemos um amor…
Essas são histórias reais que ouvimos todos os dias e a frustração, apesar de ser enorme, não nos ajuda a fazer mudanças.
Todos os anos que venho trabalhando no Apoiar, buscando ajudar as pessoas, sempre senti uma frustração enorme com meu trabalho e com a psicologia, não vou nem falar na psiquiatria, que hoje se tornou um tratamento para a elite, ou um local onde se buscam medicamentos que mascaram nossa dor, e não nos deixam aprender nada, até que conheci o EFT, mas parecia bom demais para ser verdade. Por dois anos hesitei, usava a técnica ocasionalmente, mas os resultados eram impressionantes todas as vezes que eu a aplicava.
Há dois meses começamos a aplicar no grupo Apoiar a técnica EFT (Emotional Freedom Tecnique) ou acupuntura sem agulhas. Alguns atendimentos são individuais, outros tenho-os feito em grupos, como na semana que passou, onde mais de 20 pessoas sentiram o efeito imediato da técnica, uma sensação de bem-estar, de calma e, como consequência, a chance de ver as coisas com uma nova perspectiva. Apliquei também a técnica em um grupo de pais que compareceram a uma palestra que fiz sobre autoestima em escola de Franca, fizemos uma rodada falando sobre cansaço. Enquanto eu falava observava o rosto das pessoas, relaxando, sorrisos aparecendo quase que de maneira instantânea. Eu após três anos ainda me pergunto: "Como é possível um resultado tão rápido?"
E sei que encontrei algo maravilhoso, não só pelo beneficio que o EFT já me trouxe, mas também porque enfim consigo ajudar as pessoas de uma maneira que não seja tão lenta, tão complicada, tão cara.
As evidências científicas estão aparecendo por todo lado; estudos feitos em grandes universidades comprovam que o cérebro muda durante a aplicação da técnica; hormônios que causam relaxamento são liberados ao mesmo tempo em que aqueles que causam estresse são suprimidos; a mente consciente relaxa e podemos falar com o inconsciente, onde todos os programas estão armazenados.
Bruce Lipton, autor do livro Biologia da Crença, comentou: "EFT é uma técnica simples mas ponderosa, e pode influenciar atividade dos genes, a saúde e comportamento".
Sabemos hoje que nosso cérebro possui neuroplasticidade, que é a capacidade de criar novos caminhos neurais e mudar sua própria estrutura, e isto pode acontecer em instantes. Descobertas recentes têm mostrado que pensar, sentir, aprender e agir literalmente muda a estrutura física do cérebro e sua organização. Quando dizemos que a EFT nos ajuda a mudar os padrões de nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos,  que EFT pode nos ajudar a criar novas conexões ou perspectivas de mudança — sabemos que isto é literalmente verdadeiro, pois o EFT nos permite criar mudanças cognitivas  e comportamentais em segundos.
Somente atingindo partes do cérebro que guardam memórias e padrões criados desde nossa infância, é que poderemos mudar os arquivos e permitir que novas conexões sejam criadas, seja entendendo o que o pânico, a ansiedade, a dor representam para nós, seja descobrindo novas maneiras de sermos felizes.
Ainda resta uma esperança de que tudo possa ser mudado, não em anos, mas em segundos. A cura quântica está na ponta dos nossos dedos, uma nova medicina surge para todas as pessoas cansadas de procurar solução para suas dores, e essa solução está à disposição de todos nós.
Procure saber mais através do meu blog http://eftsilvanaprado.blogspot.com.br/, ou procure saber do workshop que será ministrado no final de outubro. Paz!

voltar