1 2 3
Editorial

Editorial Março 2012


Nossos pequenos gestos são trocas que fazemos com o universo!

Finalmente passou o carnaval. Eu de-tes-to carnaval. Os budistas dizem que devemos viver sem muito apego ou muita aversão. Madre Tereza também dizia que devemos ser a favor das coisas boas e positivas e não contra as ruins e negativas. Eu tento, tento, mas carnaval??? Já pensou se o dinheiro gasto com isto fosse usado na educação, saúde?

Aproveitei para fazer muitas coisas em casa, uma delas cuidar do meu jardim. Quando digo jardim estou me referindo aos jardins interno e o externo. Aprendi com minhas meditações que quando você arranca uma erva daninha do solo, pode imaginar que está arrancando de dentro de você mágoas, dores, culpas. Limpamos o solo da terra e da mente.

Cuidamos das plantas, e elas cuidam de nós. Plante uma flor e imagine que em sua mente você está desenvolvendo uma qualidade tão linda quanto a flor, tudo é possível. Eu interajo com as plantas, falo com elas e penso que elas falam comigo. Sou grata por sempre terem me ajudado a cuidar de minha saúde física e mental.

Plantar uma árvore, um arbusto, uma trepadeira, se tornou uma urgência para todos nós. Estive em Uberaba-MG no mês de fevereiro. O calor era tão intenso que o ar condicionado do carro não conseguia esfriar. A Terra está se tornando um inferno.

Tiramos de nossas casas as áreas verdes, e colocamos piso sintético, frio, mas bonito, este piso recebe os raios de sol e envia de volta para nós o calor. Não é como a terra, que ajuda a absorver o calor, nos protegendo. Tiramos de perto de nós as bondosas plantas que purificariam o ar que respiramos e ajudariam a limpar a poluição que está nos envolvendo cada vez mais.

Como não percebemos que estamos destruindo nosso planeta e as coisas que tanto precisamos para nossa sobrevivência? Pensando assim, há mais ou menos dois anos, fiz na pequena área em frente da casa um espaço onde posso cultivar plantas de que gosto.

Meu jardinzinho é pequeno, mas tem hortelã e menta que são calmantes e digestivos; um pezinho de amora e um de blueberry — dois grandes antioxidantes — que já deram muitas frutinhas este ano; tem arnica, ótima para picada de insetos, tem babosa, planta sagrada boa para quase tudo e muitas florzinhas coloridas. No fundo da casa tem um corredor cheio de vasos, um pé de neen, outra planta sagrada boa para tudo — dizem que Gandhi comia quatro folhinhas de neen todos os dias, como viver sem elas...

Os pássaros estão vindo para a cidade porque estão também sendo destruídas as árvores nos campos, e agora fazem ninho dentro de nossas áreas de lazer por não encontrarem abrigo na natureza. Em um ano florestas inteiras são derrubadas. Não estamos somente destruindo as nossas possibilidades de vida, mas as dos animais também.

Dentro de princípios de amor e compaixão, ao invés de irmos contra a devastação que está acontecendo com a natureza, por que não começamos dentro de nossa casa, de nossa cidade, um movimento de proteção à natureza? Por que não plantamos hoje uma árvore a mais na nossa calçada, ou quebramos um pouco da área cheia de piso frio e colocamos o verde no lugar? Muito trabalho? Não tem dinheiro? Que tal então vasos grandes que suportem pequenas árvores?

A Terra é a nossa casa, a natureza é a nossa mãe, ela nos protege, nos propicia alimento, remédio, os animais são nossos irmãos, podemos hoje fazer algo diferente em favor da vida e do nosso futuro.

A vivência da espiritualidade deve se manifestar em tudo o que fazemos, nossos pequenos gestos são trocas que fazemos com o Universo, e tudo voltará para nós um dia. Assim, que bom será plantar uma árvore que possa nos oferecer sombra num dia de sofrimento escaldante? Ou uma fruta, quando nossa alma estiver vazia de esperança?

Somos parte das plantas, das águas, dos animais e da mesma forma que estamos aqui eles também têm o direito de estar.

Assim eu te convido: plante este mês uma flor num vasinho, algumas ervas em uma panela velha ou, melhor ainda, uma árvore!

Termino com uma frase do livro Um Curso em Milagres: "Ensine somente o amor, e você aprenderá que o amor é seu e que você é o amor".

Muita Paz!
Silvana Prado

voltar