1 2 3
Editorial

Editorial Agosto 2011


Forças que ignoramos: coerência, potencial, intenção em ação

A primeira vez que vi o Dr. William Tiller foi no filme Quem Somos Nós. Ele aparecia em alguns quadros e comentava sobre experiências realizadas na área da paranormalidade, forças desconhecidas, que ele chama de campo eletromagnético. Vim a assistir outra apresentação dele num seminário sobre EFT (Emotional Freedom Tecnique), assunto que venho abordando há alguns meses no Mente Livre, por seus efeitos rápidos e terapêuticos tanto na mente quanto no corpo.

O porquê Gary Craig levaria a um seminário de EFT (Acupuntura Emocional) um cientista como o Dr.Tiller é bem simples: ele acredita que grande parte da eficácia do tratamento vem da aceitação do terapeuta de algo chamado intuição. Durante os seminários é sempre enfatizada a importância de manter uma mente aberta para percepção de fatores que não foram trazidos pelo paciente, muitas vezes porque nem ele mesmo ? o paciente ? tem conhecimento de maneira consciente. Assim, Dr. Tiller faz sua apresentação falando sobre diversos assuntos, como condicionamentos da mente, experimentos científicos relacionados ao assunto, capacidades da mente ignoradas e meditação, entre outros.

Ele inicia a apresentação falando de Dr. Charles T. Krebs, biologista, mergulhador, praticante de artes marciais. Em um dos seus mergulhos ele teve um problema na hora de voltar à superfície e ficou com o corpo paralisado do pescoço aos pés. Como era praticante de artes marciais, lembrou-se de que quebrava tijolos usava energia Chi, e começou a manipular mentalmente essa energia. Devagar foi recuperando os movimentos e hoje ele anda, e embora tenha ficado com um problema numa das pernas, sua recuperação foi inacreditável. Em face dos eventos ele criou uma clínica nos Estados Unidos: Melbourne Applied Physiology, que ensina às pessoas sobre essas técnicas. Esse é um exemplo de INTENÇÃO EM AÇÃO.

Depois ele fala de COERÊNCIA e POTENCIAL, ou seja, a maneira como podemos conseguir ter coerência mental, que seria a capacidade de concentração, e o que poderíamos fazer se tivermos a concentração coerente, que criaria um potencial inimaginável dentro de nós. Pense num lazer, ele é um jato de luz coerente, forte que consegue quebrar uma pedra nos rins, nossa mente se parece com um lazer, mas como as ondas são incoerentes, como a luz de uma lâmpada fraca, não conseguimos atingir nosso potencial, adquirimos potencial mental através da meditação.

Ele dá outro exemplo extraordinário, de um experimento feito por George M. Stratton, chamado de ÓCULOS DE CABEÇA PARA BAIXO, ou seja, quando o indivíduo usava os óculos ele via tudo de cabeça para baixo. Feito o teste, foi pedido aos voluntários que usassem os óculos oo tempo todo. Em duas semanas, ocorreu um flip no cérebro e para a pessoa tudo voltou ao normal, ou seja, mesmo com os óculos ela via tudo de maneira normal, mas se a pessoa tirasse os óculos, então tudo ficava de cabeça para baixo. Ou seja, o cérebro criou um sistema de funcionamento que foi capaz de se estruturar para ? mesmo com os óculos ? o indivíduo pudesse ver tudo normalmente (de cabeça para cima). E esse experimento nos fala do potencial que existe dentro de nós.

Outro experimento digno de menção é sobre Stanislav O?Jack, que tirava fotos em uma Kodak normal e conseguia imprimir um tipo de energia nas fotos, e essas energias, faziam aparecer nas fotos objetos que a visão normal não consegue perceber. Dr. Tiller então pergunta: "Você conhece alguém no mundo científico que possa explicar esses fenômenos? A resposta é não. Ninguém consegue oferecer uma explicação para as imagens que aparecem e desaparecem nas fotos depois que foram impregnadas pela energia de Stan".
Na primeira fotografia a Kodak não havia sido sensibilizada por Jack; na segunda sim, veja a diferença. Outro experimento que ficou famoso foi sobre modulação do DNA, ou seja, retiraram o DNA de uma pessoa e puseram num vidro com água, e colocaram diversas pessoas a alguma distância, enviando bons pensamentos ao DNA. Após alguns minutos de vibração recebida o DNA sofria modificações.

As evidências de que existem forças fora do nosso campo de percepção em ação estão surgindo a todo instante. As forças que existem dentro de nós estão adormecidas e ignoradas, apesar de grandes Mestres nos falarem sobre elas há milhares de anos.

O EFT ? apesar de haver sites no Brasil prometendo coisas esdrúxulas ? é uma técnica que pode revolucionar o tratamento de dores físicas e mentais e ver um profissional como o Dr. Tiller num dos workshops sobre o assunto denota que ele vê a técnica como algo que merece ser olhado e estudado.

Silvana Prado

voltar