1 2 3
Artigos

APOIAR VAI OFERECER TRATAMENTO PSICOTERÁPICO EM GRUPO PARA TRANSTORNO DE PÂNICO E OUTROS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Em maio de 2001, por solicitação do APOIAR, os psicólogos Ari Pedro Balieiro Junior, Walter Adriano Ubiali e Francismara Vieira Lucas iniciaram um grupo de psicoterapia para portadores de Transtorno de Pânico e Transtornos de Ansiedade. Após algumas poucas reuniões o grupo transferiu sua sede para o consultório do Ari, e a equipe responsável pelo grupo mudou, tendo saído o Walter e entrado para a equipe às psicólogas Patrícia de Oliveira Assumpção, Raquel de Andrade Mazzola e Valéria Vieira Balieiro. Esta equipe, filiada ao CEPAG-Franca (Centro de Estudos em Psicoterapia de Grupo de Franca), tinha como objetivos explorar as possibilidades do tratamento psicoterápico sob orientação Cognitivo-Comportamental em ambiente grupal.

O grupo veio funcionando até Dezembro de 2002, quando a equipe, satisfeita com as explorações preliminares, delineou um projeto de pesquisa em que busca a validação de um programa de tratamento em grupo para Transtornos de Pânico e Ansiedade sob a perspectiva Cognitivo-Comportamental. Este projeto de pesquisa, patrocinado pelo CEPAG-Franca, que irá começar em Março/Abril de 2003 e será conduzido pela equipe mencionada, acrescida das psicólogas Andréia Cristina Cavallini e Maria Luiza Franco Almeida de Carvalho, será realizado na sede do APOIAR, oferecendo tratamento aos freqüentadores do grupo que se encaixem nos critérios definidos pelo projeto.

Em sua primeira fase, serão montados de um a seis grupos de psicoterapia, com no máximo doze participantes, selecionados por um processo de avaliação prévia, conduzido pela equipe. Cada grupo seguirá um protocolo (programa de tratamento) elaborado pela equipe, e os participantes serão avaliados antes, durante e após o encerramento do programa, para a verificação de sua eficácia. O tratamento, que seguirá as bases Cognitivo-comportamentais, incluirá as técnicas e procedimentos consagrados por esta abordagem teórica para os Transtornos de Ansiedade, mas adaptados para a aplicação em ambiente grupal.

voltar