1 2 3
Artigos

Depoimento Lorena 7 anos

Ansiedade em crianças
No ano passado (2005) procurei o Grupo Apoiar, por indicação de uma fonoaudióloga, pois minhas filhas Lorena e Letícia, vinham apresentando uma mudança angustiante de comportamento.
Após o término de meu casamento com o pai delas, observei que a tristeza do susto inicial não passava. Já havia transcorrido um ano e uma ansiedade crescia avassaladora em nossas vidas.
A Letícia passou a buscar se isolar do mundo real, nada parecia agradá-la, tudo representava dificuldades insuperáveis. Era perceptível seu sofrimento.
Quanto a Lorena, uma forte angustia se abateu sobre ela, não havia brilho nos olhos, não existia a vitalidade infantil em seus atos, ao contrário, o choro era seu comportamento mais freqüente.
As duas apresentavam muito medo de tudo e de todos e também começaram a ter diversos problemas de saúde na área respiratória (garganta, ouvido, nariz). Isso se tornou uma constante.
Fomos muito bem recebidos pelo Grupo ao visitarmos pela primeira vez, o pai dela e eu, onde pudemos conversar com as psicólogas e já receber algumas informações.
A partir daí, uma nova visão da vida começou a surgir, para todos nós.
Percebo uma grande mudança no comportamento delas. A Letícia aceitando melhor o que lhe é desconhecido, enxergando os acontecimentos com maior abertura, mais voltada à realidade, se soltando para o mundo infantil.
Hoje vejo a Lorena dando gargalhadas, brincando com cachorrinhos (ela tinha medo) convivendo com outras pessoas naturalmente, falando de suas vontades e desejos, expondo suas queixas.
Fica claro que enfrentam e enfrentarão no decorrer de suas vidas problemas diversos, mas tenho a certeza de que o farão com muito mais segurança e tranqüilidade.
Existem muitos outros pontos que poderiam ser abordados, muitos fatos que ocorreram durante este período de crescimento e aprendizagem para todos nós, detalhes que acontecem no nosso dia-a-dia que me faz muito grata ao Grupo Apoiar que nos apoiou e apóia nos momentos mais difíceis de nossas vidas.
Andréa Brito
Mãe de Letícia

voltar