1 2 3
Artigos

Entrevista com Dr Lazaro Ribeiro - CORRIGIDA

    Apoiar: O senhor poderia se apresentar, por favor?
Dr. Lázaro: Meu nome é Lázaro de Paula Ribeiro, sou médico gastroenterologista e homeopata.
   Apoiar: Você está foi escolhido como um dos médicos de nossa nova campanha – MÉDICO DO CORPO MÉDICO DA ALMA – pois os seus pacientes sempre se referem ao seu atendimento como muito humano, se preocupa com a parte emocional da vida deles, e não é daqueles médicos de dá uma receita e manda voltar daqui a um mês. Sei que buscando melhorar procurou um curso de homeopatia e está interessado também em outros tipos de medicina completar que vê o ser humano como um todo, o que aconteceu para que o você mudasse seu atendimento daquele que é hoje tradicional na medicina?
Dr. Lázaro: Porque percebi que os pacientes que me procuravam por doenças físicas, na verdade os distúrbios deles eram de outra ordem, não necessariamente só físicos. Se manifestavam no inicio como dor, por exemplo, mas dava  para perceber que os problemas eram mentais, as pessoas que me procuram estão na maioria com problemas na parte gástrica: dor de estômago, ulcera, gastrite, colite, uma série de processos inflamatórios na parte abdominal, eu percebi que o que  gerava isso realmente era o conflito pessoal que ela tinha e que se manifestava naquele órgão de choque desencadeando estes processos que a gente relata como patológico, mas na verdade aquilo é uma somatização. Se a pessoa não mudar o jeito dela, o jeito de viver, o jeito de entender e encarar a vida, mudar-se como um todo, aquela doença vai ser tratada só paliativamente, ela vai usar um medicamento que vai inibir alguma secreção que provoca dor, mas na verdade a essência, o que está provocando a doença não foi mudado. Ela tem de perceber sua ansiedade, o stress, o modo de vida inadequado como erro na alimentação, falta de exercício físico, de meditação, então a doença só está mostrando que alguma coisa está errada na vida dela, e que o estômago está contando uma história, ou o intestino ou é o pulmão com uma falta de ar, ou é o coração com uma palpitação, é a dor de cabeça com a enxaqueca, mas ela tem que mudar como um todo porque senão ela vai tomar remédio ou vai mudar de médico a vida toda.

   Apoiar: O que mais te frustra na medicina convencional?
Dr. Lázaro: Que a medicina convencional hoje, se dividiu em um tanto de especialidades - não que não necessite existir especialidades para os casos específicos – mas o que me frustra é que a maioria das pessoas com formação técnica não vê o paciente como um todo, ele vê o paciente como parte, se ele citou o coração o médico vê basicamente o coração, se é pneumologista ele vê o pulmão, se ele é gastro ele vê estômago e intestino.

Caixa de texto: Mas temos de ver o ser humano como um todo, hoje em dia, ele não é visto como um todo, é por isso que as respostas terapêuticas são muito ruins, por isso que as pessoas estão insatisfeitas com os tratamentos, e por isso que a busca muito grande das terapias alternativas, por que a pessoas já cansou de chegar no consultório e não ser nem olhada, ás vezes não ser nem escutada por aquele terapeuta que está ali.     Então é um processo de frustração que eu vejo, porque essa medicina convencional é muito de exames, que ao invés de escutar a doença da pessoa, escutar o problema, o profissional está preocupado em dar um nome a doença dela. Você tem um problema em determinado lugar que o raio-x, a endoscopia ou a tomografia fala que é tal coisa, e vai lá vamos tirar esse negócio. E o que está causando realmente aquilo que é todo um sistema de vida que a pessoa está tendo totalmente irregular que está levando ela adoecer, se você não mudar o que está provocando a doença, é igual você tomar remédio para dor com um alicate apertando seu dedo, na hora em que o remédio parar de fazer efeito a dor vai continuar. Por que você não tira o alicate? Porque dá muito mais trabalho, você tem que se comprometer a mudar e o que acontece é que a maioria dos pacientes não quer mudar, quer  um remédio para tirar dor aqui, um remédio para dormir por que ela tem insônia. Mas temos de saber  qual é a causa da insônia. No entanto se ela não quer mudar  não quer fazer exercício, trabalhar os conflitos pessoais, para que ela possa resolver estes problemas de forma definitiva, ela vai fazer uso de calmante, de medicamento de todo tipo,  para todo o resto da vida dela.
Apoiar: Você falou na palestra que fez  no APOIAR  que quando se  toma um remédio é como se você tivesse colocado uma camisa de força e eu achei isso super interessante, porque não havia ouvido isto ainda, comenta um pouquinho sobre isso para mim?
Dr. Lázaro: O que eu falo do remédio-camisa-de-força é o seguinte, você pega uma pessoa com problemas mentais graves e para contê-la tem de amarrar com uma camisa de força. O que o remédio faz é a mesma coisa, você toma o remédio que ele contém sua ansiedade, sua depressão, seu pânico, mas não está resolvendo o seu problema pois existe uma causa atrás disto tudo que pode ter origem no seu passado, num trauma que você teve. Isto tem de ser conhecido e mudado senão a pessoa tomará remédio a vida toda. Mas com já falei, mudar é difícil, dá trabalho é complicado mais realmente a gente só melhora se mudar, não dá para dar  a cruz da gente para os outros carregar, nós estamos aqui e temos que carregar a nossa cruz. Infelizmente o que a gente quer é chegar a um terapeuta e falar assim: - Estou com um problema toma para você e você resolve o problema para mim! Isto não existe, o terapeuta vai te orientar de uma maneira que você saia do problema, o terapeuta que eu estou te falando é o médico, o psicológo ou às vezes o pastor ou padre da sua igreja, qualquer pessoa que vai te escutar vai te ajudar realmente a mudar de vida, mais se você não estiver imbuindo de mudanças -  esquece, você vai só mudar de médico ou de psicólogo ou de qualquer outra coisa, mais não vai resolver seu problema.
Apoiar: O grande problema hoje que estamos vendo com a medicina também é que você tem que atender o paciente em quinze (15) minutos. Alguns médicos comentam isto, tenho de atender tantas pessoas em tal tempo! O pessoal carente que chega ao Apoiar conta: - Ele nem olhou em mim, eu mal falei e ele me passou uma receita ou um exame. Não explica dos efeitos colaterais dos remédios, nada. Que medicina é esta?

  Dr. Lázaro: Os planos de saúde não fazem exigência do tempo, mas o médico tem de atender uma quantia de pacientes por dia, ele trabalha em outro lugar... enfim uma série de problemas, eu acho complicado atender assim, porque é muito difícil você pegar uma pessoa e fazer o diagnostico e o tratamento em quinze (15) minutos.
Apoiar: Mais é isso o que tem acontecido?
Dr. Lázaro: É acontece, o que eu vejo é uma medicina sendo empregada de maneira errada, é uma medicina muito materialista, ela tem uma visão totalmente, como eu falei tecnicista, então o que o profissional faz o que aprendeu: como ele é formado por especialidades vai chegar lá e examinar você naquela área que é especialista, ele não vai demandar um tempo para descobrir realmente qual é a causa da sua doença, a maioria dos profissionais não tem essa formação, agora o que é o correto realmente é você se preocupar com o doente é o cuidar. O terapeuta é aquele que cuida aquele que olha, nós não temos essa visão mais de terapeuta, eu acho que essa medicina convencional não vai mudar porque ela está imbuída de multinacionais por trás que querem vender medicamentos, aparelhos, querem vender um monte de coisas. E aquele médico que cuidava que olhava que existia antigamente, passou a deixar de existir, e virou médico que prescreve e que pede exame de laboratório, agora com o tempo e o dinheiro que eles estão pagando em Posto de Saúde e te dá quatro horas e marca dezesseis (16) pacientes, obviamente para fazer uma medicina de qualidade nestes modos é impossível, tem que mudar um contexto da medicina como um todo, para ser uma medicina humanitária, agora depende de cada profissional, eu posso falar por mim por que estou buscando está mudança porque não concordo com este tipo de medicina tanto é que não quero trabalhar em Pronto Socorro não que não seja necessário, mas o tempo que você disponibiliza para um paciente é muito pouco então a possibilidade de você ajudar ele é praticamente irrisória a não ser se ele esteja com uma dor aguda uma cólica de rim, vai lá você faz um remédio para tirar a dor momentânea. Acho que essa medicina convencional para mim está totalmente errada e está fadada a cometer cada vez mais erros por isso que eu vejo que a grande procura das pessoas pelo tipo das medicinas alternativas, se não tiver mudanças não tem concertos.

Apoiar: que mensagem que você deixa para os leitores do jornal Mente Livre?
Dr. Lázaro: A mensagem que eu acho é a seguinte todos nós nascemos e estamos aqui para evoluir, eu acho que as pessoas que estão procurando ou o Apoiar ou ler o jornal Mente Livre querem mesmo mudar, então eu digo  que procurem realmente auscultar suas dores, suas sombras, num momento de paz de tranqüilidade para realmente refletir, quando você começa ver os seus defeitos fica mais fácil respeitar os defeitos alheios entender acho que o importante é você começar a se auscultar a perceber quais são os seus defeitos para que você possa melhorar, curar ou pelo menos sanar essas falhas que a gente nasce com elas, para você ser uma pessoa melhor, para que possamos ter um mundo melhor.

  Apoiar: Você buscou como maneira de melhor sua medicina, não só com o atendimento que você faz, porque que passam aqui com você lá do Apoiar, falam ele conversa com a gente, ele escuta a gente, ele aconselha ele fala que eu tenho que mudar, você está dentro deste perfil de médico da alma também, você procurou homeopatia, porque homeopatia?
Dr. Lázaro: Porque a homeopatia ela tem uma visão da patologia da doença como um todo ela não tem uma visão seqüementada, os medicamentos homeopáticos eles agem curando de dentro para fora e de cima para baixo ele vai exteriorizando a doença, ele traz a doença de dentro que é uma doença mais séria para a superficialização, tanto é que muitas vezes você toma medicamento homeopático, uma gripe que você teve a muito tempo, uma renite, uma coriza começa a aparecer porque, ele está exteriorizando ele está jogando a doença para fora e esse realmente é o processo de cura, ninguém sabe hoje exatamente como que é o mecanismo de ação do remédio homeopático, mas todo mundo sabe que existe por que é uma ciência que existe a praticamente duzentos anos existem curas importantíssimas, interessantíssimas com medicamentos homeopáticos, como ele age de uma forma totalmente diferente da alopatia, e não tem essa visão comercial e você não uma consulta homeopática menos de quarenta e cinco ou uma hora, você analisa a pessoa como um todo desde a parte de psiquismo ao sintomas gerais e aos sintomas locais e você vai partir para prescrever um medicamento que abranja todos estes sintomas, e a homeopatia também é interessante, se uma pessoa tem dor de cabeça e ela vai usar o medicamento e a outra também tem dor de cabeça ela vai usar um medicamento totalmente diferente, porque você vai tratar baseado no psiquismo de cada pessoa, o medicamento é individualizado, não é uma receita, todo mundo que tem dor de cabeça vai tomar novalgina, porque para uns vai fazer efeito ela pode fazer efeito para todo mundo, mas na homeopatia se você fizer isso você vai errar porque um pode ser um exemplo: luzvon, licoport, pulsatila, todos os três medicamentos são totalmente diferentes e pode tratar uma mesma doença só que em pessoas diferentes, então é isso que me fez é uma medicina com uma visão humanitária, uma medicina que vê o ser humano como um todo e vê o ser humano integral é uma visão holística do processo, por isso que eu optei pela homeopatia, que é a medicina do futuro que á medicina que vai ver o ser humano, nós precisamos começar ver as pessoas como um todo, não ver como um corpo, como um dedo, um pulmão, um coração, ver como um todo que ela tem alma tem sentimento, que ela tem família, todo um processo, então é isso que eu vejo na medicina na homeopatia principalmente.

voltar