1 2 3
Artigos

DEPRESSÃO E PROBLEMAS PARA DORMIR A

Elizabeth P. Goodale, e J. Andrew Johnston - North Carolina, USA
Tradução Silvana Prado
Problemas para dormir como insônia ou excesso de sono estão entre os sintomas mais comuns da depressão. Estas mudanças associadas à não dormir, ou dormir demais, acabam por interferir na qualidade de vida das pessoas, na sua produtividade no trabalho, e é um dos maiores indicadores de recaídas para os depressivos.
Na verdade, estudos recentes demonstram a importância de se fazer um diagnóstico, onde a insônia tenha sido discutida, pois intervenções médicas podem ser feitas para melhora da condição, uma vez que a dificuldade para dormir é um dos principais sintomas da depressão.

Ainda que pessoas com diferentes idades ou biotipos tenham um ciclo diferente de sono, e ressaltando-se que as pessoas mais idosas passam mais tempo na cama, mas dormem menos, o sono é um fator importante no bem estar geral. Alguns medicamentos foram desenvolvidos para tratar o problema para dormir, mas os estudos demonstram que muitos antidepressivos podem causar problemas no sono e seu ciclo.
Por último, existem diversos transtornos que são relacionadas com o sono, como a narcolepsia, apnéia do sono, síndrome das pernas agitadas ou mesmo sonambulismo. Muitas condições médicas, e a maioria dos problemas psiquiátricos, afetam o sono também.
Distúrbios do sono e Depressão
Mais ou menos de 50 a 90% dos pacientes com depressão reclamam da mudança no ciclo do sono. Alguns dormem demais, outros quase não dormem, alguns têm o sono interrompido a noite toda. A insônia consiste em dificuldade de conseguir dormir, acordar toda hora, ou o mais comum: acordar muito cedo pela manhã. Como conseqüência, os pacientes reclamam de não conseguirem recuperar o sono, da diminuição do tempo dormido ou dos pesadelos. A insônia em pacientes com depressão, geralmente, é resultado da sonolência durante o dia.
Resumo
Está claro que os pacientes com depressão têm problemas para dormir e que é importante que este fator seja tratado pelo médico, pois sua importância é tão grande que pode prever até uma recaída.

Algumas dicas para melhorar seu sono:

  1. Não assista televisão até tarde, nem tenha televisão em seu quarto. QUARTO é para dormir.
  2. Não beba cocas, guaraná, café, chá mate a noite, pois são estimulantes e podem deixá-lo acordado a noite toda.
  3. Muitas pessoas contam que acordam a noite e vão à geladeira pegar uma bebida gelada. Não faça isto, pois seu corpo irá gastar um bom tempo para aquecer esta bebida gelada. É preferível um leite quente, e se possível use um pouco de noz moscada em pó, que é um calmante natural.
  4. Hora de dormir é hora de dormir, não acorde e vá atacar a geladeira.
  5. Não acenda a luz do quarto. Se necessário acenda um abajur e pegue um livro que você acha muito chato e vá ler.
  6. Procure saber o que ou quem você levou para cama com você. Isto pode ser passageiro.
  7. Use a respiração ou meditação para acalmar sua mente e corpo. Os resultados são fantásticos.

voltar