1 2 3
Artigos

O comer e a ansiedade: relação entre Transtorno de Ansiedade e Transtornos Alimentares

Tradução- Lilian Prado Mendonça – Psicológa

Aqueles que sofrem de algum transtorno alimentar geralmente apresentam também sintomas psicológicos envolvidos, como a depressão, transtorno de ansiedade e comportamento obsessivo compulsivo. Os transtornos de ansiedade geralmente antecipam e aumentam a compulsão para comer e, se não forem tratados, podem perdurar após a recuperação. A Anorexia Nervosa (AN) é, na maioria das vezes, caracterizada por uma recusa em ingerir calorias suficientes para sobreviver, enquanto que a Bulimia Nervosa (BN) é caracterizada por uma grande ingestão de alimentos que mais tarde são colocados para fora (vômito).
A relação entre ansiedade e transtornos alimentares tem sido o tópico de vários estudos. Existem algumas indicações de que fobias sociais, medo de ser julgado por outros quando em situações sociais, ou ansiedade generalizada podem ser os primeiros sinais de que a pessoa desenvolverá um transtorno alimentar principalmente AN. Nos dois transtornos (AN e BN) é possível que haja determinantes genéticos que estejam conectados com a ansiedade. A Dra. Lisa Lilenfeld, da Universidade da Geórgia, tem contribuído para um estudo fundado pela Price Foundation, o qual investiga fatores genéticos e sua relação com o desenvolvimento do transtorno de ansiedade. De acordo com esta médica, "os transtornos ansiosos são mediados por fatores genéticos", e este estudo é designado para determinar quais são os genes. Existem evidências de que certos transtornos de ansiedade acontecem mais em conjunto com distúrbios alimentares. Quem sofre de Anorexia Nervosa tem índices maiores de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), como também de Transtorno da Personalidade Obsessivo Compulsiva1 e Transtornos de Ansiedade Generalizada, Fobia Social e Fobia simples. As mulheres diagnosticadas com BN têm índices maiores do Transtorno do Estresse Pós-Traumático e TOC.
Anorexia Nervosa e Transtorno de Ansiedade
Existem dois subtipos de AN: o primeiro é um tipo mais simples, caracterizado por dietas, jejuns ou exercício excessivo. O segundo é o tipo devorar/vomitar, em que o individuo come geralmente quantidades pequenas de comida e depois coloca para fora utilizando laxantes, diuréticos, enemas, ou vômito induzido. As mulheres do primeiro grupo (devorar/vomitar) tendem a ter o Transtorno da Personalidade Obsessivo Compulsivo. A necessidade de controlar a quantidade de comida ingerida coincide com a inflexibilidade e perfeccionismo encontrados neste Transtorno particular da personalidade. O TOC parece ser comum nos 2 tipos de AN, e pode haver uma explicação biológica para isto. De acordo com a Dra. Lilenfeld, os dois transtornos estão associados com níveis altos de serotonina, um dos neurotransmissores associados com a ansiedade e depressão. A ansiedade, geralmente vem primeiro, no início da infância, enquanto o início do transtorno alimentar vem geralmente na adolescência.
O Transtorno de Ansiedade Fóbica e do Pânico é também prevalente em mulheres com AN, apesar de que o Transtorno do Pânico geralmente se manifesta após um episódio do transtorno alimentar. Conforme mencionado acima, a ansiedade em relação a contextos sociais não é surpresa nos casos de mulheres com anorexia, e segundo, estudos eles tendem a demonstrar timidez, evitam namorar, freqüentar festas e falar em público.
Bulimia Nervosa e a Síndrome do Estresse Pós-Traumático
No Estudo Nacional de mulheres, mais de 3000 foram questionadas sobre seu histórico de agressão ou violência sexual, Transtorno do Estresse Pós-traumático e BN. Foram encontrados entre mulheres que desenvolveram BN altos índices de agressão violenta (abuso físico ou mental) e estupro (ou tentativa). Na maioria das mulheres, o ataque sexual e o desenvolvimento subseqüente do Estresse Pós Traumático pré-determinou o transtorno alimentar, e isto sugere que estes fatores contribuíram para o aparecimento de um transtorno alimentar.
As chances de desenvolver BN são maiores para mulheres com Transtorno do Estresse Pós-Traumático. Mesmo quando o Transtorno de Estresse Pós-Traumático foi diagnosticado e tratado, estas mulheres correm um risco maior de desenvolver BN do que mulheres que não foram agredidas. Não está claro se o transtorno alimentar é uma resposta ao alto nível de ansiedade associado com indivíduos que sofrem do Transtorno de Estresse Pós Traumático.
Alguns pesquisadores que concentraram seus estudos em mulheres bulímicas que passaram por abuso sexual infantil, tendo ou não Transtorno de Estresse Pós Traumático, ficou claro que elas correm um risco maior de desenvolver BN. O Transtorno de Estresse Pós Traumático é o fator mais importante para se desenvolver BN, e não os traumas de abusos sexuais na infância.

[1] Transtorno Obsessivo Compulsivo de Personalidade é caracterizado pela preocupação com o perfeccionismo, rigidez na organização, uma grande necessidade de controlar a si mesmo e aos outros. A necessidade de perfeição e ordem se manifesta em meticulosas e inflexíveis atenções as regras, mínimos detalhes, fazer listas, refazer tarefas, a um ponto que se torna ineficiente. Os portadores de TOCP não tendem a ter obsessões e compulsões da mesma maneira que pessoas com TOC, ainda que juntar coisas velhas (até lixo) é um dos sintomas de TOCP. O transtorno geralmente aparece no adulto.

voltar