1 2 3
Artigos

Mulher em risco de desenvolver Transtorno de Ansiedade

Por Silvana Prado
Fonte: ADAA

Sua mãe era uma “preocupadora”? Super preocupada com as crianças, com as contas e estar desempregada?
É um estereotipo comum que, pela “virtude” de ser uma mulher, mulheres se preocupam mais e são mais ansiosas que os homens.
Com todas as responsabilidades das mulheres de hoje não é surpresa que muitas se sintam ansiosas ou preocupadas. Mas para algumas, esta ansiedade se torna mais do que podem suportar.
Suas preocupações se tornam mais intensas e freqüentes. Este pode ser um sinal de Transtorno de Ansiedade, que são doenças sérias e podem ter um impacto severo na vida da mulher. Todos os aspectos da sua vida podem sofrer – da carreira ao relacionamento familiar e com amigos e até a saúde física.
Entender o que é ansiedade e o que é normal ou não, é um dos primeiros importantes passos que a mulher deve dar para proteger sua saúde mental e bem estar geral.

Fatos
É estimado que 19 milhões de americanos com transtorno de ansiedade, perto de 10 milhões são mulheres. Para as mulheres, a chance de desenvolver um t.a. é duas vezes maior na puberdade, com o risco continuando entre 35-40 anos, tendo um risco de ter t.a. maior do que qualquer outra doença física ou psiquiátrica.

Você sabia…
 30% das mulheres desenvolverão uma desordem de ansiedade na sua vida.
Em um período de 12 meses 13.2% das mulheres, desenvolverão uma fobia simples, como medo de altura ou de voar.
 Mulheres são mais prováveis do que homens a desenvolver 4 dos seguintes Transtornos de ansiedade: – Transtornos de Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Estresse Pós-Traumático e Fobias específicas. (incluindo Fobia Social)
 Estudos indicam que são duas vezes mais prováveis do que os homens a desenvolver Transtorno Pós-Traumático, especialmente se alguma forma de ataque físico é envolvido.
 Um estudo recente do ADAA (Anxitty Association of American Disorders), mostrou que mulheres dizem que são “preocupadas constantemente” ou ansiosas, duas vezes mais que os homens.
 Ansiedade sem tratamento pode ter efeito adverso na saúde física da mulher, inclusive dores de cabeça, problemas gastro intestinal e disfunção sexual.
 De acordo com o Harvard Health Watch, os transtornos do pânico são a razão número um para as mulheres deixarem o ensino médio e os primeiros anos de faculdade.

Porque a diferença?
Pouco se sabe do porquê mulheres serem mais susceptíveis a t.a. Genética. Fatores biológicos e experiências da vida, como gravidez, nascimento de um filho e menopausa podem contribuir para aumentar o risco.
As demandas sociais impostas às mulheres, podem fazê-la mais vulnerável; genética e biologicamente, incluindo hormônios; também podem aumentar a vulnerabilidade dela.
Estudos sobre química cerebral e hormônios começaram a ser feitos.

Depressão e transtornos alimentares: comuns com os Transtornos de Ansiedade.
O risco crescente de a mulher ser mais propícia a t.a. causa outra preocupação:
Não é incomum que t.a. de ansiedade, co-ocorra com outras condições, também mais freqüentes em mulheres, especialmente depressão e Transtornos alimentares, mas o t.a vem depois da ansiedade. Os estudos não sabem o porquê isto pode acontecer, porque t.a. é só um estágio anterior do Transtorno alimentar ou talvez seja um fator de risco no desenvolvimento dele.
Em mulheres com depressão também é comum ter tido t.a. Sabe-se que os t.a. começam cedo e no geral é um prelúdio para a depressão.

Quando procurar ajuda.
Existem muitos tratamentos para t.a., ainda que pelo menos 1/3 não procurem ajuda. Muitas mulheres não percebem que precisam de ajuda e sofrem sozinhas, mas é importante saber que procurar ajuda é muito importante no tratamento. As mulheres devem procurar ajuda quando seus sintomas acusam um desgaste grande e/ou a impedem de funcionar normalmente.

voltar