1 2 3
Artigos

Como aprender a dizer “não”

Muitas pessoas tiveram que dizer “sim” durante toda sua vida para não sofrerem castigos quando crianças, para mostrarem que são amáveis, para se sentirem queridas e solicitadas, e até mesmo para não terem de tomar uma posição que desagradasse aos outros.

Passo a passo:

1. Admita, antes de mais nada, que é impossível agradar a todos durante todo o tempo. Há situações que, se você quiser ser você mesmo, terá que discordar de alguém, terá de dizer “não”.

2. Não acredite que, se viver concordando com todos e fazendo tudo o que todos lhe pedem, você será a pessoa mais querida do mundo. Mentira, é mais provável que seja a mais esquecida nos bons momentos, pois você estará cansada, esgotada e reclamando de tudo que fez.

3. Não pense que se disser sempre “sim” aos outros você terá um reconhecimento incondicional, pois você acabará cometendo muitos erros por se sentir sobrecarregada e ansiosa para conseguir realizar tudo o que prometeu.

4. Observe as pessoas mais respeitadas e admiradas nos ambientes que freqüentamos, elas são capazes de olhar nos olhos dos outros e dizer “sim” quando querem dizer sim e dizer “não” quando querem dizer não. Não mentem e não concordam só para agradar alguém.

5. Não lamente perder a simpatia de alguém das suas relações por você ter dito um “não” verdadeiro. Se isso aconteceu, creia que é alguém que não sabe respeitar os outros, você não terá perdido um bom amigo!

6.
 Não aceite chantagens do tipo: "Tinha certeza que você ia fazer isso por mim, que você não iria me desapontar...", "Só você pode me ajudar nisso, por favor não me diga não!". Diga “não” sempre que algo que lhe for pedido não esteja de acordo com suas convicções e com seus princípios.

7. Diga “não” com simpatia e sinceridade, sem agressividade ou falsas justificativas. Diga “não” com firmeza e determinação, e não volte atrás por medo.

Atenção:

Encoraje-se para mudar e agir como "gente grande" que diz o que acredita, e assume as conseqüências.

Prepare-se para a surpresa que causará nos outros que nunca ouviram um “não” de você. Eles poderão reagir fortemente contra você, até que se acostumem com seus limites.

Não desista, você poderá ter crises de insegurança e de incerteza, pois estará experimentando um novo padrão de comportamento, vá em frente.

Acredite que "mudar" não é para qualquer um, é só para quem tem coragem.

voltar